4 de jan. de 2011

Reunião de avaliação dos primeiros dias da jornada de lutas da Frente

Prezados companheiros,

Após um dia em que paramos a cidade, os integrantes da Frente nos reunimos ontem, 03 de janeiro, às 19h, no Aquários Bar.

1 - Pautas da reunião

- Avaliação das ações de realizadas durante o dia (manifestação em frente à Administração e passeata pelas avenidas da cidade);

- Discussão de propostas para a ação de hoje, 04 de janeiro;

2 - Propostas discutidas

Rosângela: "O movimento deve se organizar mais e estar presente em diversos pontos da cidade, e não apenas se concentrar em frente à Administração Regional."

Silvia: Disse que é preciso mobilizar bastante as pessoas via internet, blogs, orkut, e-mails e passar de casa em casa para explicar para cada morador do que se trata o protesto.

Beto: Deu alguns informes sobre a composição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. Avaliou positivamente os manifestos realizados até o momento e destacou que a adesão do PT local deu maior legitimidade ao ato.

Helena: "É necessário definir e deixar bem claro contra o que estamos protestando: contra a pessoa de Agaciel Maia ou contra a indicação de Janine Barbosa?" Sugeriu aos que estão à frente do movimento que mobilizem as demais pessoas, independente de ideologia partidária, instituição e de ser ou não do movimento popular.

Daniel: Alertou para que a equipe de comunicação monitore as pessoas que falam ao microfone, visto que, em alguns momentos da manifestação de ontem, alguns moradores aproveitaram a ocasião para fazer desabafos sobre os problemas que enfrentam no dia-a-dia, o que tirou um pouco o foco do ato. "O microfone nas mãos de alguém que não tenha domínio do que vai falar torna-se uma arma perigosa".

Gilberto PDT: Disse que é preciso mudar a tática de campanha para fortalecer o movimento. "É importante montar uma estrutura logística de apoio (caixão, tenda, motorista permanente, carro de som, trio elétrico) e fazer ações em diferentes pontos da cidade para confundirmos o oponente.

Waldir Cordeiro: Reforçou a proposta para que o grupo faça campanha permanente na cidade e disse que divulgou na internet um manifesto intitulado "Suicídio político de São Sebastião". Deu como sugestão: "Compor o governo para fiscalizar a Administração ou intensificar a pressão sobre o governador até que ele reveja a situação e tome alguma providência.

Célio: Propôs o fechamento geral do trânsito na entrada da cidade (25 a 30 minutos cada paralisação) e encorajar os companheiros que estão esmorecendo para que continuem firmes. "Começamos este movimento juntos. Não podemos retroceder. Seria desmoralizante".

Maria: Fechar a cidade em pontos estratégicos e dias alternados.

Guimarães: "Se queremos causar impacto com nossas ações, precisamos agir de forma inteligente. O governo não é muito afeito à polêmicas. Não adianta concentrarmos o movimento apenas na cidade, vamos mobilizar as pessoas nas ruas, nos ônibus e fazer um grande protesto em frente à casa do governador.

Tiana: Ressaltou que é imprescindível intensificar o protesto e deixar claro para todos que a manifestação está sendo feita em defesa dos interesses da comunidade, sem destacar que um grupo ou outro está à frente do movimento.

Onézia: Disse que é necessário manter o movimento em frente à Administração. Destacou que a comunidade precisa se inteirar mais do que está acontecendo e não esperar ser 'trazido pelo braço", uma vez que o Ato está sendo noticiado em telejornais, jornais impressos, internet, blogs (em especial, o do Fórum, Blog Morro Azul, Orkut, etc.). Reiterou a importância de cada um se comprometer consigo mesmo e informar as pessoas mais próximas sobre a Frente de Defesa Política da cidade.

Beto: Fazer atos pela manhã na entrada da cidade e à tarde uma passeata em outro ponto. Sugeriu que o grupo fizesse um abaixo-assinado para "mapear" a cidade e saber quem, realmente, está conosco.

Fuguete: Montar uma estratégia de protesto para ser feito na recepção do governador, quando este vier à cidade.

Wan: Montar uma estratégia de campanha visual (bandeiras, camisetas, adesivos, folders, cartazes, faixas, slogan para a campanha, etc.), para intensificar a divulgação na internet, nos espaços públicos de São Sebastião (praças, feiras, igrejas), estabelecimentos comerciais. Sugeriu que o grupo faça contato com os artistas locais para a organização de um evento cultural em local estratégico, como forma de dar maior notoriedade à campanha.

Cipó: Enfatizou que é fundamental articular mais os movimentos populares de São Sebastião, principalmente a juventude. "Se quisermos ganhar esta causa, precisamos marchar juntos com toda a comunidade. Sozinhos, não chegaremos a lugar algum".

3 - Encaminhamentos

- Realizar protesto em frente à Administração, terça-feira, das 08h às 10h, e decidir no local alguma estratégia para realizar à tarde.

- Mobilizar a militância e a comunidade para realizarmos dois atos de maior impacto: uma passeata em São Sebastião e um grande protesto em frente à residência do governador.

- Divisão de trabalhos das comissões de Publicidade-imprensa, Finanças e Mobilização.

No mais, é isso companheiros.

Vamos nos mobilizar e trazer para esta causa o máximo de pessoas que pudermos. Vamos marchar juntos com a comunidade. Esta causa não é do grupo "A", "B" ou "C", mas de todos nós, cidadãos e cidadãs de São Sebastião, Distrito Federal.

A Coordenação

"Quem sabe faz na hora, não espera acontecer"