1 de jan. de 2011

E os protestos contra indicação para Administração Regional continuam!

Prezados (as) companheiros (as) de luta e leais defensores (as) do futuro da comunidade de São Sebastião,

Hoje, 1° de janeiro de 2011, foi um dia histórico e que jamais se esvairá da memória daqueles que estiveram conosco EM DEFESA DE SÃO SEBASTIÃO-DF, no ato da posse de Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. Vestidos a caráter (vestes pretas), demos o nosso recado para a imprensa e demais presentes na cerimônia: FOMOS DIZER NÃO A AGACIEL MAIA, DIZER QUE SÃO SEBASTIÃO NÃO É O SENADO, QUE EXIGIMOS AUDIÊNCIA PÚBLICA JÁ! Enfim, fomos cobrar do Sr. Agnelo Queiroz que respeite a Lei Orgânica do DF e CUMPRA SEU COMPROMISSO DE CAMPANHA.

Levamos um caixão para enterrarmos de uma vez por todas as mazelas políticas que nos assolam. Levamos diversas faixas com palavras de ordem em repúdio à indicação de Janine R. Barbosa. O governador não deu as caras, talvez temeroso de "macularmos" ou frustrarmos o seu primeiro dia de governo. Uma pena, porque, mal ele assumiu o Buriti, e já está se revelando demasiado incoerente ao descumprir suas promessas de campanha.

O momento exige que nós, à frente da Sociedade Civil Organizada de São Sebastião-DF, não aceitemos em hipótese alguma essa decisão de última hora. O momento é de arregaçarmos as mangas e tomarmos as ruas, arregimentarmos a cidade em ato coletivo para repudiar sob todas as formas mais uma clara ação politiqueira com a qual querem nos calar. Todos sabemos que tal indicação em nada é benéfica para a nossa comunidade, principalmente por se tratar de um nome que não tem a menor relação com São Sebastião, e muito menos com os movimentos populares.

Todos estão convocados a manifestarem a sua indignação. Divulgem para o máximo de pessoas que puderem! Quanto maior a participação da comunidade neste ato, maior será o nosso poder para revertermos o quadro e de mostrar para Agnelo e os demais políticos que não vamos ceder em hipótese alguma. Aqui não é possessão de nenhum senhor feudal. Queremos uma administração que represente e contemple São Sebastião-DF!

Mantidos os demais encaminhamentos:

1 - Concentração de todos os participantes no Aquários Bar, Av. Central, Rua da Ponte, amanhã (2/01/2011), às 16h, para discutirmos a estratégia de ocupação da Administração Regional a partir do dia 03/01/2011 por tempo indeterminado.

2- Reforçar o convite aos que não participaram do nosso manifesto de hoje.

3- Cada militante trazer pelo menos cinco pessoas para fortalecer e dar maior legitimidade ao nosso ato.

Saudações, camaradas!

Francisco

Maiores informações, falar com a comissão:
Maria do Socorro Rocha, Zilmar Pereira, Gilberto Pereira, Francisco "Beto", Gilberto PMDB.
Fones para informações : 9316-8466, 8433-5433, 9207-6382, 3335-3343

SAIU NA IMPRENSA:

1 - População protesta contra a indicação de alguns administradores

Natasha Dal Molin
natasha.dalmolin@jornaldebrasilia.com.br

Um dia antes de ser empossado, o novo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), enfrenta a insatisfação da população com algumas indicações de administradores regionais. Representantes de entidades já se mobilizam em algumas Regiões Administrativas, pedindo mudanças.
Em Taguatinga, foi feita uma moção de protesto para ser entregue ao governador eleito, na qual 17 entidades que assinam o documento criticam os critérios utilizados na indicação. Em São Sebastião, representantes de movimentos sociais fizeram um ato de protesto na entrada da cidade, contra a indicação do governo para a administração. Queimaram pneus e interditaram parte da pista que dá acesso à cidade, em uma tentativa de mobilizar a população para garantir a escolha do novo administrador.
A administradora indicada pelo próximo governador para São Sebastião é Janine Rodrigues Barbosa. Filiada ao PTC, que teria sido indicada pelo distrital eleito Agaciel Maia, que é do mesmo partido.
Os representantes dos movimentos sociais reclamam que ela não é conhecida da população. Eles já haviam, inclusive, elaborado e entregue à equipe de transição uma lista com quatro possíveis nomes que poderiam ser indicados pelo governador eleito. Seriam pessoas que conhecem a realidade da cidade e que são, inclusive, militantes dos partidos da coligação Um Novo Caminho. A lista, no entanto, não foi levada em consideração pelo novo governo.
"Entregamos ao governador um documento que levou 12 anos para ser concluído, com os principais problemas e anseios de São Sebastião. Isso estava sendo produzido desde quando Cristovam Buarque (PDT) perdeu a eleição para o governo", explica o presidente do Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião, Francisco Beto Rodrigues Corrêa.
Ele também é membro da Frente de Defesa Política de São Sebastião e lamenta os critérios utilizados para a escolha de secretários e administrações regionais, que ele classifica como escolhas "aleatórias".
Uma reunião para buscar uma solução foi realizada na manhã de ontem. Cerca de 200 moradores se encontraram com o futuro secretário de Governo, o deputado federal eleito Paulo Tadeu (PT) e o deputado distrital reeleito Cabo Patrício (PT), mas não chegaram a um consenso.

Leia mais na edição desta sexta-feira (31) do Jornal de Brasília.

Fonte: Jornal de Brasília. Publicado em 31/12/2010. Disponível em http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=317564&

2- DF: moradores protestam contra nomeação de Agaciel Maia

Luciana Cobucci
Direto de Brasília


Moradores de São Sebastião, cidade-satélite a 35 km de Brasília, protestaram, na manhã deste sábado, contra a nomeação do ex-diretor-geral do Senado e deputado distrital eleito, Agaciel Maia (PTC), como administrador da cidade. Na última semana, o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), escolheu e nomeou os 30 administradores das cidades que compõem o DF. O protesto reuniu cerca de 300 moradores em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder Executivo local. Os administradores são uma espécie de "prefeitos" das cidades-satélites.
Os manifestantes gritavam "Agnelo, preste atenção, mais respeito com São Sebastião" e "São Sebastião não é Senado, não" e reivindicavam a escolha de um morador da cidade para o cargo. O morador Gilberto Pereira era um dos mais indignados com a decisão do governador. "Estamos de luto, nos sentindo traídos. Queremos alguém que seja morador da cidade", disse.
Agaciel Maia foi afastado do cargo de diretor-geral do Senado em 2009, após denúncias de que ele chefiava um esquema de corrupção na Casa. Agaciel seria sócio de todas as empresas contratadas pelo Senado para terceirizar serviços nas áreas de comunicação social, transporte, taquigrafia, vigilância e no Prodasen (Sistema de Processamento de Dados).
O ex-diretor do Senado também foi acusado de editar mais de 600 atos administrativos secretos, o que evitava a publicação de normas irregulares, como a nomeação de parentes para cargos comissionados, criação ilegal de cargos e liberação de vantagens indevidas para funcionários. Pela acusação, Agaciel virou réu numa ação por improbidade administrativa.

Fonte: Terra Notícias. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4868763-EI7896,00-DF+moradores+protestam+contra+nomeacao+de+Agaciel+Maia.html#tphotos

3- Manifestantes pedem saída de Agaciel Maia de administração de cidade do DF

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Mesmo com chuva, manifestantes se reúnem nesta sábado (1º) em frente à sede do Governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, pedindo a saída do deputado distrital eleito, Agaciel Maia (PTC). para que ele não assuma o cargo de administrador regional da cidade-satélite de São Sebastião, localizada a 35 km de Brasília.
“São Sebastião não é Senado. Fora Agaciel”, gritavam dezenas de pessoas vestidas de preto.
Carregando faixas pretas, eles se dizem estar “de luto” pela decisão do novo governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), de convidar Maia para assumir um das 30 administrações regionais – espécies de “prefeituras” das cidades-satélites de Brasília.
Eleito deputado federal em outubro passado, Maia foi diretor geral do Senado Federal e pivô de um dos principais escândalos do Congresso em 2009. Ele foi dito como um dos responsáveis de esquema de não publicação de atos administrativos da Casa nos veículos oficiais. A ação ocultava do público irregularidades como criação ilegal de cargos, destinação de benefícios a funcionários e nomeação de parentes, entre outras decisões tomadas entre janeiro de 1995 e junho de 2009.
“Ele não tem a menor identidade com o povo de São Sebastião. Ele nunca 'deu as caras' lá nem para pedir voto”, disse o funcionário público Cesar Julio Ferreira, que gritava em frente ao Buriti.
Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 600 pessoas acompanham na Praça do Buriti, por meio de telões, a cerimônia de transmissão de cargo do governador Rogério Rosso (PMDB) para Agnelo Queiroz (PT).
Após o recebimento da faixa, Queiroz dará posse aos seus 30 administradores regionais e os 31 secretários de governo.

Reclamações também no Cruzeiro

Já no Cruzeiro, Agnelo escolheu o servidor público Salin Siddartha (PPL), que já fora administrador no governo de Rosso.
A indicação dele, no entanto, também desagradou alguns moradores da cidade-satélite. “A gente tinha a promessa do Agnelo de ter alguém do PT como administrador. Cruzeiro é a cidade que deu mais voto ao PT nas eleições. Não faz sentido ele escolher esta pessoa deste partidinho”, defendeu a aposentada Dezani Noleto.

Fonte: UOL Notícias. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://noticias.uol.com.br/politica/2011/01/01/manifestantes-pedem-saida-de-agaciel-maia-de-administracao-de-cidade-do-df.jhtm

4- Moradores de São Sebastião fazem protesto em frente ao Palácio do Buriti

Naiobe Quelem
Izabel Toscano

Um grupo de moradores da cidade de São Sebastião está fazendo um protesto em frente ao Palácio do Buriti na manhã deste sábado (1°/1). Vestidos de preto, carregando caixões e com diversas faixas, eles reivindicam o direito de escolher o administrador da cidade.
A população é contra a indicação de Janine Barbosa, que assumiu o cargo por indicação de Agaciel Maia mesmo sem ser moradora da cidade. Segundo os manifestantes, a promessa do governador Agnelo Queiroz era de que um morador ficasse com a vaga.
Os protestos, que ocorrem desde a sexta-feira (31/12), devem ser intensificados caso o pedido não seja atendido. Os moradores disseram que podem invadir a administração e forçar o comércio a fechar as portas.

Professores também protestam

Representantes de uma comissão de professores, que foram aprovados em concurso realizado no ano passado, também foram ao local para protestar. Eles reclamam que cerca de 4500 pessoas foram aprovadas na seleção e nenhum professor foi chamado até o momento, sendo que já se fala em um novo edital para a contratação de aproximadamente 6500 professores temporários

Fonte: Correio Braziliense. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/01/interna_cidadesdf,230369/moradores-de-sao-sebastiao-fazem-protesto-em-frente-ao-palacio-do-buriti.shtml

5 - Agnelo recebe faixa de governador do DF e já é cobrado por brasilienses

Agência Brasil

Brasília – O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, recebeu no início da tarde de hoje (1º/12) a faixa do então ocupante do cargo, Rogério Rosso. Na entrada do Palácio do Buriti, entre 500 e 800 pessoas, segundo estimativas da Polícia Civil, enfrentaram a chuva para festejar o novo governo e cobrar atitudes do empossado, como a convocação de professores efetivados e a nomeação de técnicos de trânsito no Distrito Federal.

Dezenas de pessoas também levaram faixas e protestaram contra a nomeação da nova administradora da cidade de São Sebastião, Janine Barbosa. Ela foi indicada por Agaciel Maia (PTC), deputado distrital eleito que foi afastado da diretoria-geral do Senado Federal em março de 2009 após denúncias envolvendo a evolução de seu patrimônio. Apesar das críticas, muitos comemoraram a chegada do novo governo, e um caixão gigante de papelão anunciava o “funeral da desonra”.

A cerimônia começou com o discurso da ex-vice-governadora Evelise Longhi e, depois, de Rosso. Ambos destacaram o período de dificuldade em que assumiram o governo do DF há pouco mais de oito meses. Denúncias de corrupção levaram o então governador José Roberto Arruda a deixar o posto e o DF ficou sob ameaça de sofrer intervenção federal. Rosso assumiu que pode não ter correspondido a todas as expectativas, mas disse considerar normal que isso aconteça em qualquer governo e que não tinha “vara de condão para mudar tudo de uma vez”.

Depois de receber a faixa de Rosso, Agnelo fez um discurso com os pontos principais do que disse mais cedo na Câmara Legislativa do DF, assumindo o compromisso contra a corrupção e pela normalização da área de saúde no DF. Também agradeceu o governo do antecessor por ter trabalhado pela não intervenção federal. “Seria uma desmoralização ainda maior”.

Depois de dar posse a seus secretários e administradores regionais da capital, Agnelo falou com a imprensa e seguiu para a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados.

Apud Correio Braziliense. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/01/interna_cidadesdf,230419/agnelo-recebe-faixa-de-governador-do-df-e-ja-e-cobrado-por-brasilienses.shtml


Prezados, não deixem de assistir aos noticiários da Band, Globo, TV Câmara, TV Brasília. Alguns companheiros deram entrevistas, nos representaram muito bem e deram o recado de forma exemplar. Parabéns a estes e a luta continua!

Até breve!