28 de ago. de 2012

Ata da reunião do dia 25 de agosto de 2012


Aos vinte e cinco dias do mês de agosto, às 9h da manhã, na Promovida, realizou-se mais uma reunião ordinária do Fórum de Entidades, que teve início com a apresentação das instituições presentes e em seguida, passou-se aos informes, sendo o primeiro em relação às oficinas do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Segundo o Sr. Vitor (Secretaria de Cultura do DF), serão oferecidas 6 oficinas em 6 instituições participantes do fórum, contemplando não só a realização dessas atividades como também a integração das mesmas. Por sua vez, Paolo (Brinquedoteca) deu informes do processo que definiu as instituições que receberão as oficinas do FAC, conforme segue: Congo Nya (customização); Instituto Acesso (musicalização); Binquedoteca (dança e teatro); CEPSS (teatro); Casa de Cultura (meio ambiente) e Casa de Paulo Freire (direito para todos). O representante da instituição Metamorfose questionou o fato de não ter sido contemplada. Neste sentido, Paolo informou que o processo foi discutido em duas reuniões do fórum, além de ter sido divulgado pelo e-mail do fórum e que a instituição não se pronunciou. O mesmo chamou a atenção para a necessidade de as instituições participarem das reuniões e para a leitura dos e-mails, como meio de acesso às oportunidades. Informou ainda que as oficinas são disponibilizadas para o público de todas as instituições, basta entrar em contato com as instituições que sediarão o projeto. Haverá uma reunião com as instituições que vão receber as oficinas para apresentação dos oficineiros e definição do processo de inscrição, e serão oferecidas aproximadamente 25 vagas para cada oficina. Beto (Sintbref) informou que o GDF abriu, no mês de agosto, uma renovação de cadastro e ampliação do cadastro das instituições cadastradas no programa Morar Bem, cujo objetivo é aproveitar o programa nacional Minha Casa Minha Vida em união com o programa Brasil Sem Miséria, sendo 30% da oferta (30.000 habitações) destinada às instituições cadastradas. O governo abriu um prazo mínimo de 10 dias para recadastramento, o que inviabilizou uma maior mobilização da comunidade. O recadastramento/atualização cadastral vai até o próximo dia 31 de agosto. Em São Sebastião, pelo menos 5 ou 6 associações estão credenciadas junto à SEDHAB. A ASCOM incluiu o grupo da Vila do Boa no processo, que o Fórum já vinha acompanhando, além de outros associados. Foi divulgado na rede social que a Administração e o CRASS estavam com funcionários disponíveis para fazer o cadastramento via internet. Ainda de acordo com Beto, São Sebastião contará com a oferta de 2 bairros com 600 lotes, onde serão construídos apartamentos, ampliando o número de moradias ofertadas. Pela pontuação, será definido o local de oferta da moradia e isso não significa que as pessoas contempladas receberão moradia na cidade. Foi informado que a ASCOM já tem associados contemplados e que o processo não é de doação e sim de financiamento com subsídio do Governo. Segundo os critérios, quanto menor for a renda familiar, maior será o subsídio concedido. A prioridade foi dada às pessoas que nasceram em Brasília, as quais serão convocadas no próximo mês de setembro para apresentar a documentação exigida. Esta documentação tem um custo e as famílias que não possuem condições financeiras para providenciá-las deverão ser encaminhadas para o CRASS. Posteriormente, houve o informe a respeito da rádio comunitária. Jotamix disse que continua entrando em contato com a diretoria da associação que dirige a rádio individualmente, sem discussão coletiva, sem respeitar, inclusive, a decisão da reunião do Fórum segundo a qual procuraríamos a rádio para divulgação dos eventos. Decidiu-se que faremos o contato com Luiz Fuguete e a irmã Josefina para marcarmos uma reunião com a coordenação do Fórum para dar encaminhamentos sobre a questão. A coordenação irá deliberar com Jotamix para definir o papel dele na articulação da referida demanda. Por sua vez, Sueli informou que temos agora o contato com o projeto Comunicação Comunitária do Departamento de Jornalismo da UnB, que poderá fazer assessoria, inclusive, organização de programação - uma ferramenta técnica que poderá auxiliar todos os meios de comunicação ligados ao Fórum, inclusive a TV WEB que queremos criar. Por seu turno, os representantes do GT dos Alvarás de Funcionamento das Instituições disse que seria realizada uma audiência pública, que se descobriu já havia sido realizada. O GT vai escrever um documento para incluir as entidades sem fins lucrativos na discussão e no Grupo de Trabalho criado pelo Decreto nº 33.754 de 04/07/2012. Eliza (Cooperunião) divulgou que a UnB financiará a melhoria estrutural de instituições e universidade sugeriu que a Brinquedoteca fosse contemplada neste projeto. Beto informou que o CDCA abriu edital para aplicação de verbas em instituições com registro no CDCA e que desenvolvam alguma atividade destinada a crianças e adolescentes. O edital também prevê a aplicação de verba em instituições de ensino com atividades de atendimento a este público. Sueli falou sobre o funcionamento do Polo de Extensão, Pesquisa e Ensino da UnB e da possibilidade de prestação de assessoria técnica às entidades do Fórum por equipes de projetos de extensão. O primeiro projeto (Vulnerabilidade Entre Mulheres da Região Administrativa de São Sebastião/DF), destinado a ofertar oficinas laborais e psicossociais para 150 mulheres para a geração de trabalho e renda, além de promoção da saúde e diminuição da vulnerabilidade feminina. Sueli apresentou os extensionistas populares, informando que as bolsas foram destinadas a 5 bolsistas de ensino médio e 5 de ensino superior, sendo que todos são alunos moradores de São Sebastião. O primeiro trabalho dos extensionistas será o diagnóstico do Terceiro Setor para levantarmos a situação legal das instituições e o meio de regularizá-las para que possam ter acesso a recursos públicos e privados. Mara (ATBR) trouxe a discussão da economia solidária, Margot (Congo Nya) trouxe a discussão da diferença entre economia criativa e economia solidária. A ideia é trazer a discussão para a pauta e a partir de agora firmar iniciativas para fazerem parte das ações da economia solidária que agora se tornará política pública. Eliza apresentou a dificuldade do valor dos impostos cobrados para associações e levantou a necessidade de organização para se discutir esta e outras dificuldades encontradas pelas associações. Paolo deu informes sobre o projeto da SEDEST informando que a Brinquedoteca foi escolhida como meio para aplicação de projeto modelo de atendimento a crianças e adolescentes. Serão utilizados dois espaços físicos: um na brinquedoteca, e outro na Rua 38 do Setor Tradicional, onde serão atendidas 270 crianças. O governo definiu a parceria com o terceiro setor para ampliar a rede conveniada com a SEDEST, para aplicação do Fundo de Assistência Social, para alcançar 79.000 atendimentos. Diante da existência do fato social de violência aplicada e sofrida por adolescentes em São Sebastião, fica patente a necessidade de buscarmos meios de atuação. Existem 4 eixos de atuação sobre os quais precisamos nos organizar para atuar e buscar verbas por meio da atual incidência política que o Fórum alcançou. A nossa cidade tem apenas três entidades com documentação e capacidade para participar do processo e por isso há a necessidade de parceria com outras instituições de nível nacional. Precisamos nos organizar, regularizar outras instituições locais, ampliar o debate e definir quantos atendimentos poderemos trazer para nossa cidade, dando resposta à comunidade, debatendo qual é a política de assistência social de maior carência, qual a política de emprego e outras que o fórum pode participar efetivamente. Foi definido que será realizada uma formação na Brinquedoteca para os extensionistas serem preparados para realizar o diagnóstico do terceiro setor da cidade. Serão incluídos nessa formação os estagiários do Instituto Acesso e do Centro Espírita Renovação e Fraternidade na equipe de levantamento; Realizaremos a busca de parceria com as empresas júnior de contabilidade e administração da UnB para ver meios de encaminhamento da regularização legal das instituições e, assim, termos acesso aos quase 10.000 atendimentos que estão parados na Secretaria da Educação por falta de instituições proponentes regularizadas. A formação da equipe e o trabalho serão realizados no mês de setembro e os resultados serão apresentados na próxima reunião. Para o próximo encontro, a coordenação do Fórum trará uma proposta objetiva para a realização de um seminário de Pactuação das Políticas de Assistência Social e Economia Solidária. A próxima reunião se realizará na Vila do Boa, provavelmente na escola pública do local. 

Coordenação do Fórum