3 de ago. de 2012

Comissão busca parceria para alfabetização junto à CRE


A Comissão de Membros do Fórum de Entidades Sociais constituída por Elias, Francisco e Wesliane, se reuniu nesta sexta-feira (03/08) às 09h com a Coordenadora Regional de Ensino de São Sebastião, Edilene Abreu.

O objetivo do encontro foi articular uma parceria para o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre sociedade civil e a Coordenação Regional de Ensino no âmbito do programa governamental DF Alfabetizado, que será lançado em São Sebastião em breve.

Nesse sentido, visando dar celeridade ao processo de mapeamento das escolas locais que poderão oferecer seus espaços para alfabetização, Elias Silva situou a coordenadora sobre as ações que já estão sendo colocadas em prática por um grupo de pessoas ligadas ao Fórum de Entidades, as quais realizaram no último dia 16/07 uma reunião na Casa de Paulo Freire com vistas a discutir estratégias para desenvolver a alfabetização na cidade.

A coordenadora Edilene Abreu solicitou aos representantes do Fórum que apresentem o quanto antes um projeto sobre como pretendem desenvolver o processo de alfabetização, contendo o quantitativo de alfabetizadores envolvidos e a demanda de alunos a serem atendidos, para que ela possa levar a proposta ao Secretário de Educação e, posteriormente, às direções escolares locais. Em relação ao uso dos espaços, Abreu informou ainda que os responsáveis pela EJA, em anos anteriores, enfrentaram algumas dificuldades para manterem a organização e a conservação das salas, e isso veio a ser um dos principais problemas que inviabilizaram a alfabetização em algumas escolas, fato que também foi agravado pela impossibilidade do governo para a contratação de terceirizados para o serviço de limpeza.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 23 de agosto (5ª feira) na CRE, às 14h30, para que a Comissão apresente o projeto.

Pré- Formação

No próximo dia 11 de agosto (sábado), a partir das 14h30, será realizada uma Pré-Formação na Casa de Paulo Freire (Qd. 201 Cj. 20 Casa 07) para todos os participantes da primeira reunião e aqueles e aquelas que se sentirem chamados a se envolverem com o Programa de Alfabetização na comunidade. O objetivo é promover uma preparação inicial das pessoas que formarão turmas no que ser refere a abordagem dos educandos e  à reflexão sobre atitudes e práticas pedagógicas fundadas no pensamento freireano.

Com informações de Francisco Neri

Contatos: Falar com Elias – 9207-6382 / Onézia – 8526-1565