25 de ago. de 2009

Participação dos Adolescentes e Educadores do Fórum nas Conferências da Criança e do Adolescente no DF‏

Educadores e Adolescentes vinculados ao Fórum de Entidades no desempenho da Responsabilidade Cidadã

O estado está presente em todo território nacional, ele é representado pelos três poderes, legislativo, executivo, e judiciário. Esses poderes representam a funcionalidade do País, uma vez que cabem a eles, elaborar projetos, executar projetos, e cuidar do bom funcionamento da máquina administrativa.
Nesse contexto espera-se que a ordem e o progresso seja toda voltada para o alvo principal, o povo, que é o formador do estado existente. A ordem, representa a estrutura montada pelo estado onde abrigará cada indivíduo nele pertencente. O progresso, representa o funcionamento da estrutura montada. Esses dois mecanismo precisam estar parelha, para que o povo seja atingido, alcançando assim o seu desenvolvimento espiritual, moral, e ético, caso contrário o cáos se estabelece, aí o principio da ordem e do progresso cai por terra.
São Sebastião vêm passando por momentos difíceis, a onda de violência que a cidade enfrenta é assustadora, gang’s se confrontam á luz do dia, e o que é mais grave estão cada vez mais aparelhadas, isso é preocupante, entramos na estatística de dois adolescentes mortos por dia, e o que assusta é: a coisa tá ficando banal, a vida desses jovens que estão em processo de formação da personalidade não tem nenhum valor, matar é a mesma coisa que roubar uma bicicleta, roubar um tênis, assaltar um mercado, uma padaria e etc...
No meio desse fogo cruzado estão as famílias de bem, os pais que levantam todos os dias cinco da manhã para trabalhar pois precisam cumprir seus compromissos, os jovem, adolescentes e crianças que se deslocam para a escola todos os dias na busca de um futuro, o comerciante que movimenta a cidade, enfim, a maioria que acredita em uma cidade melhor pra se viver.
A Juventude reage: no mês de Junho aconteceu no Parlamundi a V Conferência regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. São Sebastião, enviou 70 adolescentes, a maior comitiva do Distrito Federal. Nos dias 19, 20, e 21 de Agosto de 09, aconteceu na BSGI 608 Sul, a VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal com os Delegados das Conferências Regionais, mais uma vez São Sebastião participou com 12 delegados adultos, 08 delegados adolescentes e mostrou sua força, foi emocionante, das 20 vagas destinadas aos adolescentes de todo DF que irão participar da Conferência Nacional ainda este ano, elegemos 3 delegados e 3 suplentes adolescentes. Das 5 vagas destinadas ás Entidades de Sociedade Civil de todo DF, e com 45 delegados concorrendo, conseguimos eleger 2 e ajudamos eleger uma companheira da APAED Ceilândia e duas entidades que compõe o Fórum DCA DF. A estratégia montada foi espetacular.Vejam os Eixos Orientadores e norteadores do encontro.

Texto: Elias Silva Araújo - Casa de Paulo Freire
Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião