21 de ago. de 2009

Oficina sobre o Conselho Tutelar

Conselho Tutelar:
um direito da comunidade de São Sebastião
na efetivação do Sistema de Garantia de Direitos


Prezados Senhores e Senhoras representantes das Instituições membros do Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião, por iniciativa e a convite do Grupo de Trabalho de Conselho Tutelar do Fórum, o SINTIBREF e o CECRIA realizarão uma oficina com os candidatos a conselheiro tutelar da cidade e a comunidade de São Sebastião, a fim de debater temas e questões relacionadas ao Sistema de Garantia de Direitos de Criança e Adolescente.

Sendo um tema de muita relevância para os envolvidos nas atividades das Instituições componentes do Fórum, é de extrema necessidade que as Entidades tenham representações na oficina para dar condições de melhor entendimento de suas atuações como educadores.

O objetivo da oficina é propiciar aos participantes um panorama da estrutura e funcionamento de um conselho tutelar, de maneira que possam agregar as responsabilidades do cargo de conselheiro, frente aos desafios para a plena efetivação do conselho no sistema de garantia de direitos.

A previsão da duração da oficina será de quatro horas, e acontecerá no horário da manhã, estará dividida da seguinte forma: a) uma primeira parte, de aproximadamente sessenta minutos, para exposição da estrutura de funcionamento; b) e sessenta minutos para exposição sobre as atribuições e responsabilidades do conselheiro tutelar para a garantia de direitos.

A segunda parte consistirá em promover o debate entre os participantes, de modo a discutir as percepções dos candidatos, frente às necessidades e desafios para o desenvolvimento das funções, e a mobilização da comunidade em torno do processo de eleição dos conselheiros tutelares.

O pano de fundo da atividade será o de explorar ao máximo as possibilidades de discussão de situações práticas no dia a dia do cotidiano de um conselho, com o intuito de oferecer clareza aos candidatos em suas propostas de trabalho.


O local da oficina será no auditório da Associação Comercial de São Sebastião – ACISS, no dia 22/08/2009 (sábado), às 09h.

Palestrantes:

Dr. Oto de Quadros – Promotor de Justiça da Infância e Juventude
Sr. Rafael Madeira - Conselheiro Tutelar de Brasília
Sr. Marcelo Emanuel – Assistente Social

Facilitadores:

Sr. Sabino Manda – CECRIA
Sr. Francisco Rodrigues - SINTIBREF