3 de abr. de 2010

7º Encontro da Rede Intersetorial de São Sebastião



Caros Parceiros,

Encaminhamos anexo o convite para o 7º encontro da Rede Intersetorial de São Sebastião, que acontecerá no dia 7 de abril, no auditório da Regional de Saúde. Por oportuno, encaminhamos também o resumo da 6ª reunião, ocorrida em 24 de março, no mesmo local.

Lembrando a todos para que seja dada a maior divulgação possível ao encontro, seja por seus contatos de e-mail, seja pela impressão do convite anexo, em formato A4, e afixação em locais estratégicos.

Aproveitamos o ensejo para enviar o formulário de cadastramento de articuladores da rede, cujo preenchimento iniciou-se na 4ª reunião e foi depois interrompido. É importante para que saibamos quem faz o quê - e, desta forma, fica mais fácil fazer os encaminhamentos. As informações serão disponibilizadas em site e também impressas, e vamos buscar atualizá-las a cada reunião. Pedimos aos que não o tiverem preenchido que o imprimam, preencham e levem ao nosso próximo encontro.

O Tribunal de Justiça e o Ministério Público entram em recesso de semana santa a partir de amanhã, 31/3, retornando suas atividades na segunda-feira, 5/4.

Desejamos a todos uma Feliz Páscoa!


Leila Duarte Lima
Secretária Executiva PJSS

ATA DA 6ª Reunião da Rede Intersetorial de São Sebastião

1ª Reunião do ano de 2010

24 de março de 2010 - Auditório da Regional de Saúde

Pauta:

- Objetivos da rede
- Calendário de reuniões de 2010

Presentes:

- Denise Rodrigues – Assistente social - Regional de Saúde
- Denise Chaves – SERAV/TJDF
- Leila Duarte – Secretária Executiva – PJ São Sebastião
- Antonio Suxberger – Promotor de Justiça, São Sebastião
- Vilson Mesquita – Presidente do Conselho de Saúde de São Sebastião
- Hamilton – Creche Anjo da Guarda
- Andréa Reis – Assistente social – Liberdade assistida
- Daniel Cantanhede – Seedl – Coord. Intermediário da Cultura da Paz
- Gildete da Silva – Conselheira Tutelar São Sebastião
- Joana Pires – SEE/DF – Pedagoga
- Patrícia M. Alves – SEE/DF – Psicóloga
- Beto – Fórum de Entidades Sociais
- Ana Nogueira – Secretária Administrativa - MPDFT
- Rose – Diretoria Administrativa - DGSSS

Participaram pela 1ª vez:

- Marcolina O Ribeiro (Margot) – Congonya - Coordenadora
- Anali Furquim – Jardins Mangueiral
- Anne – CAIC Unesco
- Míriam – Creche Anjo da Guarda (proprietária)

A reunião foi marcada pela manifestação, liderada pelo Conselho de Saúde de São Sebastião, contra o fechamento da Casa de Parto de São Sebastião

Resumo da reunião:

· Denise Rodrigues (Posto de Saúde) inicia solicitando que todos apresentem suas propostas para o ano de 2010, enfatizando o calendário.
É feita uma breve discussão sobre a finalidade da rede, as expectativas que cada um tem em relação aos resultados que são obtidos.
· Margot pontua sobre a valorização da cultura afro-brasileira.
· Miriam, da creche Anjo da Guarda, fala um pouco sobre as dificuldades enfrentadas em 6 anos de existência.
· Anne, do CAIC, diz que está na rede para “pedir socorro”. Quer parcerias para a
resolução dos problemas enfrentados na escola.
· Denise Rodrigues fala da importância de compartilhar questões do dia-a-dia, da
mobilização para solucionar questões maiores da comunidade de São Sebastião.
· Daniel, da Cultura da Paz, fala que a escola é ponto estratégico, mas que enfrentam
muitas limitações. Que a rede ajuda a complementação do trabalho, que questões podem ser tratadas em conjunto – a rede é importante nesse sentido.
· Gildete, conselheira tutelar, pontua sobre acreditar muito na rede, sobre a importância de se construir uma rede bem forte. Acredita muito na rede, cita casos de apoio de pessoas da rede, como o encaminhamento feito pelo Ministério Público num caso ocorrido dias antes.
· Anali Furquim, do Jardins Mangueiral, se apresenta (participa pela primeira vez) e fala do novo bairro – viveiro de mudas, 11 escolas, delegacia etc.
· Antonio Suxberger, Coordenador do São Sebastião, discorda de algumas colocações e teme uma expectativa irreal sobre os frutos da rede. Segundo ele, a rede tem filhos não identificados e os frutos são colhidos, mesmo quando não podem ser mensurados. Em sua fala, aproveita para pontuar sobre os objetivos e necessidades da rede: a) conhecer os projetos que funcionam em São Sebastião; 2) integrar a sociedade de São Sebastião; c) necessidade de conhecer os problemas de São Sebastião; d) frutos da mobilização da rede: pedido de inclusão de São Sebastião no PRONASCI.
· Joana, Secretaria de Educação, fala que é preciso buscar qualidade de vida para São Sebastião.
· Patrícia, da Secretaria de Educação, busca formalizar parcerias. Pontua sobre quem
somos e o que cada um pode fazer. Diz que seria importante ter um documento/local de informações consolidadas sobre os parceiros da rede, a atuação de cada um.
· Ana Nogueira, da PJSS, fala dos formulários que começaram a ser aplicados na 4ª reunião. Diz que esse trabalho será continuado. Afirma que a Promotoria estuda preparar uma cartilha contendo informações sobre toda a rede de atenção de São Sebastião.
· Beto, do Fórum de Entidades, reforça que a rede é intersetorial – não se pode centralizar assuntos e este é um das fundamentações da rede. Fala das metas prioritárias do Fórum para 2010: legalização da cidade. Ressalta que este é o problema mais sério de São Sebastião, pois muitas entidades não podem ser receber verbas governamentais por questões de legalidade. Fala da necessidade de envolver a comunidade na busca de soluções. Fala da importância da parceria com o CRAS. Falou-se, em alguns momentos, sobre a pauta aberta desestimular parceiros que não vejam retratados os seus problemas. Ex.: o pessoal da Anjo da Guarda, que cuida de crianças até 6 anos, participar de reuniões onde estão sendo discutidos, basicamente, problemas relacionados à adolescência. Houve várias manifestações acerca da importância de todos participarem, porque somente a mobilização de todos fortaleceria a rede. Neste contexto, cogitou-se a necessidade de chamar reuniões temáticas da rede.
· Rose, diretora administrativa da Regional de Saúde, aborda a questão do fechamento da Casa de Parto. Fala da situação de desmonte da Regional de Saúde de São Sebastião. Afirma que o fechamento da Casa de Parto pode ser apenas o começo e que os serviços à comunidade ficam ameaçados. Além dessas questões, compartilha com os presentes uma vitória: a instalação de um cartório para registro civil, que funciona de segunda à sexta, no Posto.
· Joana, da Secretaria de Educação, ressalta que a questão é grave, relata que há vários casos de doenças mentais por falta de assistência no parto.
· Denise Rodrigues, do Posto, menciona a facilidade de interlocução e também a necessidade de ampliar a rede com a participação do CRAS, da Delegacia, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, do comércio, da associação comercial de São Sebastião. Complementa apontando que há questões macro (mobilização) e questões micro (avanços). Aproveita a fala para divulgar a I Conferência de Saúde Mental do São Sebastião, que acontecerá em 28 de abril de 2010, na Igreja Presbiteriana.
· Antonio Suxberger, Coordenador da PJSS, assume o compromisso de tentar sensibilizar a 30ª DP para participar das reuniões.

Feitas as apresentações e discussões resumidas acima, o grupo passou a deliberar sobre as questões da pauta. O Promotor Antonio Suxberger se dispôs a apresentar para todos, no próximo encontro do grupo, o que era o PRONASCI e como a inclusão de São Sebastião nesse programa poderia ser produtiva.

CONCLUSÕES:

· O grupo acordou encontrar-se mensalmente, toda primeira quarta-feira do mês. Deste modo, ficou marcada a próxima reunião da rede para o dia 7 de abril de 2010, 9h, no Auditório da Regional de Saúde de São Sebastião.
· Acordou-se que as reuniões, que duram em média 3 horas, seriam divididas em dois momentos: o primeiro, utilizado para informes, apresentações e proposições, sem atinência a nenhum tema específico; o segundo, temático, mas com a participação de todos os integrantes da rede.
· Rose sugeriu que todos combinassem e cada um levasse alguma coisa para que fosse feito um lanche comunitário nas reuniões da rede.
· Ficou acordado que reuniões temáticas para tratar de casos específicos podem ser chamadas a qualquer momento, por qualquer integrante da rede, que poderá convidar os representantes daqueles setores/entidades que entender possam ser úteis à solução do problema.

DIVULGAÇÕES:

· Daniel, da Cultura da Paz: Caminhada pela Paz, no dia 31/3, às 19h. (Verificar local de concentração e de saída);
· Denise Rodrigues, da Regional de Saúde: 1ª Conferência de Saúde Mental de São Sebastião, no dia 28 de abril, com detalhes a serem definidos e divulgados oportunamente.