13 de jul. de 2012

Crianças se tornam escritoras no Ponto de Cultura Ludocriarte


As oficinas de contação de histórias do Ponto de Cultura Ludocriarte deram frutos que podem ser conferidos no próximo sábado (14), na Brinquedoteca Comunitária de São Sebastião. A partir das 18h30 será lançado o livro “Era Outra Vez… histórias clássicas recriadas pelas crianças do Ponto de Cultura Ludocriarte”. Com muita criatividade, 80 crianças de 6 a 12 anos moradoras da região fizeram uma releitura de clássicos da literatura infantil como A Bela Adormecida, João e o Pé de Feijão e Alice no País das Maravilhas. Os livros serão distribuídos gratuitamente durante o evento junto a um DVD que mostra detalhes de como a obra foi produzida. A entrada é franca.

O coordenador do Ponto de Cultura Ludocriarte, Paolo Chirola conta que a baixa alfabetização e conflitos familiares na cidade foram alguns dos principais desafios para o desenvolvimento deste trabalho. “Muitos pais não sabem ler, muitas famílias estão se desestruturando. Então esse projeto vem tentando resgatar a importância da afetividade que é transmitida pela contação de histórias, é um projeto de sensibilização dos pais. O objetivo é que todos os pais saiam do lançamento com um livro e sejam incentivados a leitura pelos próprios filhos, como já vimos aqui algumas crianças cobrando que os pais contem histórias para elas em casa”, afirma.

Com lápis e papel, as crianças puderam transmitir criatividade e lições de vida por meio da releitura das histórias. Numa delas, a inveja de uma bruxa a transforma em “Bruxa Adormecida”; em outra, o Gato de Botas se transforma em Gata de Sapatilhas que tem como missão ajudar um plebeu a se tornar rei. Aventuras também fazem parte do livro. Numa delas, Alice sai do País das Maravilhas para contar suas novas peripécias na escola, e Wendy, Pedro e Miguel, já adultos, voltam a Terra do Nunca acompanhados pelo eterno garoto, Peter Pan.

O Ponto de Cultura Ludocriarte pretende lançar mais duas publicações, uma delas elaborada junto a crianças de escolas públicas e outra com histórias contadas por moradores da região, que participaram da construção de São Sebastião.

Confira:
“Era Outra Vez… histórias clássicas recriadas pelas crianças do Ponto de Cultura Ludocriarte”

Lançamento do livro “Era Outra Vez… histórias clássicas recriadas pelas crianças do Ponto de Cultura Ludocriarte”
Data: 14 de julho (sábado)
Horário: 18h30
Local: Qd. 103, Conjunto 05, Casa 01 – Residencial Oeste – São Sebastião/DF (Brinquedoteca Comunitária)

Fonte: Rede Candanga. Disponível em http://redecandanga.com.br/blog/archives/4663/criancas-se-tornam-escritoras-no-ponto-de-cultura-ludocriarte/. Publicado em 13 de julho de 2012.