28 de nov. de 2011

Encontro da Rede de Educação Cidadã



AS REDES DE EDUCAÇÃO CIDADÃ DFE E GOIÁS CONVIDAM PARA O ENCONTRO DE APROFUNDAMENTO SOBRE O ENTORNO

TEMA: Projeto de Desenvolvimento no Entorno (Goiás e Distrito Federal): Criminalização da pobreza e dos movimentos sociais.

LEMA: A realidade do entorno e a superação das desigualdades sociais: “Goiás não nos quer e DF não nos aceita!”.

A Rede de Educação Cidadã que é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e grupos, e que assume solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular, tem um desafio constante de refletir a realidade, aprofundar temas importantes como a participação social, análise de conjuntura entre outros. Acreditando ser esse um espaço de atuação e cidadania num processo constante de formação de base.
Nesse sentido, as duas redes de Goiás e DFE estão articuladas com objetivo de Aprofundar o processo histórico, a análise de conjuntura e a estratégia de atuação da Rede para a construção do Poder Popular no Estado de Goiás e no Distrito Federal, partindo da realidade das Cidades do Entorno.
Compreendemos que o entorno é um espaço de luta da classe trabalhadora, e que está em uma situação “sui generis”, única no Brasil, além das questões que colocam essa região em evidencia, como a ausência de políticas públicas, falta de atuação do estado de Goiás, relação problemática com o DF entre outros. Essa situação inquieta a todos/as que moram ou atuam nas cidades do entorno, provocando uma necessidade de aprofundar a realidade social, política e cultural, no sentido de ser esse um meio de superação das desigualdades.
O encontro interestadual DFE e Goiás, será realizado nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2011, tendo início na sexta-feira as 18:30hs e termino no domingo com o almoço.
Local: Chácara rogacionista, setor de chácaras Marajó – Valparaíso de Goiás
Importante: Pedimos para que os/as participantes levem: Roupa de cama, toalha, material de higiene pessoal e caneca ou garrafinha.
Traga também para a noite cultural sua poesia, música, malabares, contos etc.

CRONOGRAMA DO ENCONTRO – Aprofundamento da realidade do Entorno:

1. Sexta:

Coordenação do dia: Arilene(Recid/GO) e Rodrigo(Recid/DFE)

18:30hs – Chegada
19hs – Janta
20hs - Acolhida, mística, apresentação da recid, e objetivo do encontro. Leitura do programa e divisão de tarefas (equipes de trabalho): relatoria, mística, limpeza, animação etc.
22hs - dormir

2. Sábado:

Coordenação do dia: Jacqueline(Recid/DFE) e Jeferson(Recid/GO)

7:30hs – café
8hs – mística
8:30hs – plenária (levantamento da realidade) Dividir em grupos na plenária para fazer cochichos sobre a realidade e formar um grande painel com as frases e palavras dos grupos. Para este momento buscaremos ouvir dos grupos quais são as questões mais gritantes em nossa realidade.
9:10hs - leitura do painel
9:30 até 10:30hs - Assessoria (aprofundamento histórico e análise de conjuntura)
10:30hs – lanche
10:45 – assessoria (aprofundamento histórico e análise de conjuntura)
12:30 – Almoço
14hs – plenária
1ª RODA DE CONVERSA – Criminalização da pobreza no entorno.
16hs - LANCHE
16h30min até 18hs - 2ª RODA DE CONVERSA: Políticas pública e controle social.
19HS – JANTA
20HS – NOITE CULTURAL

3. Domingo

Coordenação: Ângela(Recid/GO) e Calimério(Recid/DFE)

8HS - CAFÉ
8:30HS - 3ª RODA DE CONVERSA - Participação social.
10:30HS – LANCHE
1O:45 – ENCAMINHAMENTOS – Perguntas motivadoras, cochicho (Frente a tudo que ouvimos e partilhamos o que podemos fazer? O que as REDES podem contribuir para os processos e estratégias) trabalho em grupo. Apresentação dos grupos.
11:30hs – Avaliação, Informes e Mística
13hs - Almoço

PARTICIPE!

CONTATOS das/os Educadores/as: RECID/DFE (61) 3458-1195/ Jacqueline: (61) 9262-1481/ Ana Luzia (61) 9108-1274/ Ângela (62) 8130-8989/ Arilene (62) 9207-6852 / RECID/Goiás (62) 3203-5322, Rodrigo (61) 9686-7336.

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. (Paulo Freire)