15 de fev. de 2011

Secretaria de Cultura participa de reunião preparatória para conferência com movimento cultural de São Sebastião

Por Vinícius Borba


Com o objetivo de iniciar a construção da III Conferência Distrital de Cultura, apresentar agendas e incentivar a montagem do Conselho de Cultura, representantes da Secretaria de Cultura do DF estiveram em São Sebastião no dia 11 último. A atividade teve presença dos assessores do Núcleo de Políticas Culturais e Descentralização da Secretaria de Cultura, Nelson Giles e Lílian Diniz no Aquários Bar e contou com quase 50 artistas, produtores culturais e ativistas da comunidade. Houve também a expressiva presença de autoridades da nova composição de governo que também são oriundos do movimento organizado de São Sebastião, das áreas de educação e criança e adolescente.

A atividade começou por volta das 19h e teve como objetivo iniciar as mobilizações para construção das propostas da cidade para a III Conferência. De acordo com a assessora Lílian Diniz, poeta e atriz também oriunda do movimento cultural, o objetivo da Conferência é reconstituir as relações de sociedade estado. “O objetivo político da III Conferência é a repactuação do Estado com a sociedade depois de tantas mazelas por que passou o DF”, disse Lílian. De acordo com as informações confirmadas por eles no dia 5 de abril ocorre a pré-conferência de São Sebastião onde serão indicados pela comunidade local os delegados da cidade e as propostas que serão levadas. Durante todo o mês de março também ocorrerão as pré-conferências de outras satélites e setoriais, pelos segmentos como cênicas, dança, audiovisual, comunicação, economia criativa, biblioteca livro e leitura. A agenda prévia das cidades deve ser marcada pelos movimentos mas as pré-conferências regionais já foi agendada pela Secretaria e também as setoriais como segue na agenda anexa.A Conferência DIstrital de Cultura está marcada para dias 29 de abril a 1 de maio no Museu da República, onde serão apresentadas as propostas de todas as cidades.

O próprio movimento cultural também deve se reunir anteriormente para avaliar suas propostas, a definição e reestruturação do conselho de cultura local. Para o coordenador do Núcleo de Políticas Culturais e Descentralização da Secretaria de Cultura, Nelson Giles, a constituição dos conselhos de cultura das localidades são de suma importância para uma política cultural diferenciada. “Desde a criação da Constituição de 88 as políticas participativas foram fortalecidas com os conselhos regionais e é preciso que o movimento se organize para nos ajudar a manter uma política mais coerente e que atenda suas necessidades. Poder a gente não ganha, a gente conquista e por isso manter um fórum que acompanhe as discussões. Nós como Secretaria vamos priorizar o contato com os Conselhos”, explicou Giles.

Políticas públicas para cultura

Para a construção da Conferência foram sugeridos quatro eixos principais para construção das propostas. O primeiro é Descentralização e Diversidade cultural, o segundo Economia da Cultura, terceiro Patrimônio Cultural e Arquitetura e o quarto Formação e Intercâmbio Cultural. Para isso todos os grupos e indivíduos já podem pensar e escrever suas propostas para a pré-conferência de São Sebastião em 5 de abril.


Presença de autoridades e desafio

Na atividade, além dos militantes da cultura algumas autoridades constituídas no GDF que tem origem em São Sebastião. George Gregory Barcelos, novo secretário-adjunto da Secretaria da Criança é produtor cultural do movimento cultural Radicais Livres de São Sebastião. e conselheiro tutelar. Também presente esteve o novo diretor Regional de Educação, Alcir Borges que provocou o movimento cultural da cidade. “Quero ver vocês derrubarem as portas de minhas escolas e ocupar com arte”, desafiou Borges.


Vinícius Borba
Jornalismo, produção cultural e assessoria de comunicação
(61)8551 1075/ 33390782 - viniciusborba.cultura@gmail.com
skype: viniciusborba61