26 de ago. de 2008

Antecedentes históricos

No dia 03 de julho de 2006, o SINTIBREF- Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas do DF e a ONG Evolução, com parceria da ONG PRA LAPIDAR, iniciaram um estudo sobre a cidade de São Sebastião, por meio do qual foram levantados indicadores sociais e realizada uma pesquisa de campo por amostragem referente às entidades sociais da cidade.
As três instituições acima tinham inicialmente a intenção de construir um diagnóstico social mais preciso de São Sebastião para futuras intervenções e para viabilização de novas tecnologias sociais a partir da realidade local.
Finalizada a pesquisa em fevereiro de 2007, O SINTIBREF percebeu a necessidade de socialização desses resultados com as entidades sociais de São Sebastião.
No dia 17 de março de 2007, foi realizado na Casa de Paulo Freire o Seminário "São Sebastião: da realidade às boas praticas comunitárias". O público-alvo eram as entidades sociais sem fins lucrativos da cidade e os órgãos governamentais. Estiveram presentes em torno de 50 pessoas, nas quais 20 eram representantes de entidades sociais da cidade.




O seminário teve as seguintes deliberações:
1- A realização de um novo encontro para troca de experiências.
2- A necessidade de criação de Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião como forma de sustentabilidade para o desenvolvimento comunitário local, por meio do fortalecimento e ações conjuntas.
No dia 14 de abril, realizou-se na Casa de Paulo Freire o encontro para troca de experiências e reflexões sobre a Criação do Fórum Permanente de Entidades Sociais de São Sebastião.
Essa atividade, em continuação ao seminário, teve a seguinte deliberação: "criação de um grupo de trabalho (GT Pró Fórum) para elaboração de uma carta de princípios para a organização do Fórum Permanente".
O Grupo de Trabalho escolhido se reuniu durante 05 encontros e redigiu a Carta de Princípios do Fórum Permanente de Entidades Organizadas Sem Fins Lucrativos da Sociedade Civil de São Sebastião.
No dia 23 de junho de 2007, foi instalado o Fórum Permanente com a assinatura da carta de princípios.
Assinaram a carta: Casa de Cultura de São Sebastião; PROMOVIDA; ACISS; ATBR; Associação Ludocriarte; Evolução; Pra Lapidar; São Sebastião Esporte Clube; Conselho Tutelar; Paróquia Santo Antonio; ARCA; Raio de Luz; SINTIBREF-DF; Instituto Congo Nya; Rádio 100,5 FM São Sebastião; Ministério Público do DF; Creche Anjos de Deus; Creche Rei Leão, Associação dos Agentes de Saúde.