28 de fev. de 2012

CONVITE - Banco Comunitário

Estou enviando o material de divulgação que recebemos do Nesol, para que fosse adaptado para divulgação e mobilização do Banco de São Sebastião.
Está confirmado o encontro com Leonora da Entidade Ateliê de Idéias do Espirito Santo, entidade gestora do projeto dos Bancos da Região Centro-Oeste, para dia 1º de Março, 20hs, conforme encaminhamento da última reunião do fórum de Entidades Sociais de São Sebastião. Faltando a confirmação ainda se será na Associação Comercial.
Ficou encaminhado também que cada pessoa presente na reunião, convidar pelo menos uma pessoa para a reunião do dia 1º.
Aguardando novas confirmações.

Doralice
Associação Entre Nós


A Economia Solidária é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.
A Economia Solidária é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas.
Por fim, a Economia Solidária é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem os latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.

Bancos Comunitários

O Banco Comunitário esta dentro da estratégia de desenvolvimento local da Economia Solidária e são serviços financeiros solidários geridos pela própria comunidade colaborando com o desenvolvimento local: promovendo crédito (duas linhas crédito uma em Real e outra em - moeda social); apóia as iniciativas de Economia Solidária como empreendimentos sócio-produtivos, de prestação de serviços e de apoio a comercialização (mercadinhos, lojas, feiras solidárias).
Esse modelo de Banco já existe no Brasil e o mais conhecido é o banco Palmas no Ceará que possui 12 anos. existem 50 bancos comunitários atuando em rede. Ações como essa, comprovadamente contribuem para geração de trabalho e renda da população local, pois existem recursos para a produção e consumo na própria comunidade.

Moeda Social

Você sabia que o nossa comunidade terá sua própria moeda?
Ela tem como objetivo fazer com que o dinheiro, ou melhor, a renda produzida pelas pessoas de São Sebastião, fique na própria comunidade. Aumentando desta forma o poder da comercialização local, a riqueza circulante na comunidade e gerando trabalho e renda.
Qualquer produtor ou comerciante cadastrado no Banco Comunitário pode receber as moedas sociais - Elas podem ser trocadas por reais caso necessite fazer uma compra ou pagamento fora do bairro.
A moeda Social funciona de maneira complementar ao Real (moeda nacional - R$) e é criada por um Banco Comunitário. Ela tem como objetivo fazer com que o “dinheiro”, ou melhor, a renda produzida pelas pessoas da comunidade, fique na própria comunidade. Aumentando dessa forma o poder da comercialização local, a riqueza circulante na comunidade e gerando trabalho e renda.
Para evitar falsificação, as moedas são produzidas com componentes de segurança: papel moeda, marca d’água, código de barra, número serial, etc.
O acesso à moeda social é feito através de empréstimos no Banco Comunitário (sem juros ou com juros muito baixos) ou trocando reais pela moeda social diretamente, na sede do Banco Comunitário.
As principais vantagens aos comerciantes da região estão no aumento do poder da comercialização local. Ao invés das pessoas irem gastar seu dinheiro em estabelecimento de outros lugares, elas compram na região com a moeda social. Qualquer produtor ou comerciante cadastrado no Banco Comunitário pode receber as moedas sociais. Elas podem ser trocadas por reais caso necessite fazer uma compra ou pagamento fora da região.
O modelo de moeda ao lado, está servindo de exemplo é uma moeda de outro Banco. O Banco Comunitário de São Sebastião depois de algumas reuniões, está previsto para ser: Banco Comunitário Liberdade e a Moeda será Pardal, mas ainda não temos modelo pronto, o que deverá ser encaminhado depois da próxima reunião que teremos com os Coordenadores do Projeto.

Converse com a gente

Banco Comunitário de São Sebastião
Associação de Artesanato Entre Nós
Rua 12 - Casa 60 – Vila Nova – São Sebastião – DF.
9212-3926 / 8100-5930
doralicericardo@brturbo.com.br