29 de abr. de 2012

Revitalização do Núcleo de Extensão da UnB em São Sebastião

Queridos parceiros da Rede Intersetorial e do Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião,

informamos que o Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião está em vias de reativar o Núcleo de Extensão da Universidade de Brasília - UnB em São Sebastião.

O Professor Mario Ângelo da Diretoria de Desenvolvimento e Integração Regional do Decanato de Extensão da UnB - DEX-UnB esteve presente em reuniões que aconteceram na Cooperunião com a presença de membros do Fórum e das Faculdades Anhanguera e UNITINS.

Já aconteceram três reuniões onde:

1) Foi apresentada a proposta da UnB:

Instalação de um Núcleo de Extensão como fonte de interação entre pesquisadores da universidade e a comunidade de São Sebastião.

O Núcleo poderá oferecer atividades de ação pontual (palestras, seminários, workshop, etc) e de ação contínua de acordo com demandas da comunidade.

Para sua concretização será firmado um termo de cooperação entre UnB e Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião.

2) Foram ofertadas 8 bolsas de extensão remuneradas, 4 para alunos de graduação e 4 para alunos do ensino médio.

Por votação unânime dos presentes, tal oferta foi destinada ao Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente de São Sebastião - Fórum DCA,

As bolsas de graduação serão ocupadas por dois alunos da UnB e dois alunos de faculdades particulares de São Sebastião, sendo que todos deverão ser moradores da cidade.

As bolsas de ensino médio serão destinadas à adolescentes das escolas de Ensino Médio de São Sebastião que estejam frequentando as reuniões do Fórum DCA.

Os nomes já foram indicados e as contratações já foram encaminhadas pelo DEX/UnB.

3) Foi apresentada a necessidade de espaço físico para o funcionamento do Núcleo:

- decidiu-se procurar pela Direção Regional de Ensino de São Sebastião para tentar garantir a oferta de um espaço público na rede de ensino de São Sebastião;

- como alternativa também seria avaliada a existência de possíveis espaços privados (Biblioteca Arthur Vigiano, Escola Fundamental Paraíso, etc).

4) Os supervisores de estágio da UNITINS - Manoel Pina e da Faculdade Anhanguera - Maria Ruth Andrade, apresentaram o problema da falta de locais para realização de estágios supervisionados em Serviço Social e informaram que a extensão pode ser considerada para fins de carga horária de estágio, portanto o funcionamento do Núcleo de Extensão da UnB poderia solucionar o problema.

Professor Mário Ângelo confirmou as informações prestadas porém, deixou claro que para solucionar tal problema seria necessário garantir a presença de um Assistente Social como supervisor de estágio curricular no Núcleo e que tomaria inciativas para tentar solucionar a questão.

5) Criou-se o Comitê Gestor do Núcleo de Extensão da UnB em São Sebastião com os seguintes componentes:

Francisco Neri - representante do CEPSS;

Marcolina Ribeiro (Margô) - representante da Congo Nya;

Mara Reis - representante da ATBR;

Elias Araújo - representante da Casa de Paulo Freire;

Herlis Araújo - representante da Casa de Paulo Freire;

Manoel Pina - representante da Faculdade UNITINS;

Maria Ruth - representante da Faculdade Anhanguera;

Paolo Chirola - representante da Associação Ludocriarte;

Paulo - representante do Fóru DCA;

Maria Onézia - representante da Casa de Cultura;

Sueli Brandão Borges - representante da AGEFIS.

Esta última, Sueli Borges, se ofereceu voluntariamente para coordenar o comitê.

Ações foram definidas:


- criar lista de bolsistas para contratação imediata (Paulo Fórum DCA), lista e contratação já encaminhadas;

- procurar a Diretoria Regional de Ensino de São Sebastião - DRE para definir espaço público para funcionamento do Núcleo (Onézia e Mara), DRE já informou não haver disponibilidade de espaço;

- procurar a oferta de possíveis espaços privados para funcionamento do Núcleo (Maria Ruth);

- procurar meios para solução do problema dos estagiários de Serviço Social (Professor Mário Ângelo, Manoel Pina e Ruth);

- criar histórico das reuniões realizadas e garantir a confecção de atas para as próximas reuniões (Sueli)


SOLICITAMOS INFORMAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE ESPAÇO FÍSICO EM ALGUM ÓRGÃO PÚBLICO PARA O FUNCIONAMENTO DESTE NÚCLEO.


PRÓXIMA REUNIÃO:


LOCAL: Casa de Paulo Freire

DATA: sexta-feira, 04 de maio de 2012

HORÁRIO: 09:00hs

21 de abr. de 2012

Socializando os frutos do II Encontro de Culturas de São Sebastião

Vídeo e revista fazem uma síntese das atividades do projeto II Encontro de Culturas, realizado em 2009 e 2010 com adolescentes de São Sebastião. Iniciativa buscou identificar artistas, valorizar a cultura popular e fortalecer as parcerias.


É com grande satisfação que compartilhamos o resultado de mais um trabalho realizado pelo Centro de Educação Popular de São Sebastião em parceria com professores, artistas, músicos, jovens da comunidade e colaboradores em geral. Trata-se da Revista Segundo Encontro de Culturas de São Sebastião (2009-2010) - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o CEPSS.

Dentre alguns objetivos, o projeto buscou contribuir para a reflexão e o debate acerca do fenômeno da cidadania e suas formas representativas por meio das artes integradas.

Assim, oficinas como Teatro, Dança, Literatura, Educação Ambiental e Serigrafia, entre outras, serviram de ponte para a discussão de temas relevantes à realidade dos participantes: acesso aos bens e serviços culturais em São Sebastião e no Distrito Federal, preconceito, racismo e empoderamento da juventude.

O material gráfico e o DVD que acompanham a Revista, apesar de sintéticos, buscam mostrar um pouco das ações, atividades e fazeres nascidos a partir da experiência proporcionada pelo II E.C - uma iniciativa que também buscou identificar artistas locais, valorizar manifestações da cultura popular, constituir e fortalecer parcerias.

Abaixo, segue o vídeo com a síntese das atividades do projeto. Para acessar a galeria de imagens do evento, clique neste link.

18 de abr. de 2012

Inscrições abertas para o Fórum de Artesanato e Cooperativismo do DF‏




A Secretaria de Estado do Trabalho abriu as inscrições para o Fórum de Artesanato e Cooperativismo do DF. O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Hotel Saint Peter (Setor Hoteleiro Sul). Na oportunidade, os participantes vão discutir novas propostas, políticas, projetos e soluções para impulsionar a economia criativa no Distrito Federal.

As inscrições são abertas ao público em geral, gratuitas e podem ser feitas através do site da Secretaria de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br).


Serviço – Fórum de Artesanato e Cooperativismo do DF
Data: 8, 9 e 10 de maio
Horário: a partir das 9h
Local: Hotel Saint Peter – Setor Hoteleiro Sul – Brasília/DF

17 de abr. de 2012

Convite para Reunião Extraordinária

Conforme deliberado na últimaplenária extraordinária do Fórum ocorrida sábado 14.04, nos reuniremos na sexta-feira 20/04 às 09h na Cooperunião, para darmos continuidade às discussões com a coordenação e os membros de instituições interessados em contribuir no debate da parceriafórum/ UNB/Decanato/Anhãguera e outras possibilidades no que diz respeito aoatendimento dessas instituições de ensino junto às entidades dofórum, com estágios de nível médio e superior.

Contamos com a participação de todosda coordenação e dos demais convidados.

Atenciosamente,
A Coordenação

11 de abr. de 2012

Reunião extraordinária do Fórum

LOCAL: COOPERUNIÃO
ENDEREÇO: Qd. 2, Conj. 2, Lote 11, Bairro São Bartolomeu, São Sebastião-DF
DATA: 14/04/2012 (SÁBADO)
HORÁRIO: 9h
PAUTA DA REUNIÃO: 1º) Apresentação dos participantes; 2º) Apresentação dos Projetos do Decanato deExtensão da UnB (DEX) que já estão previamente inscritos para São Sebastião em 2012 (Professor Mário Ângelo); 3º) Levantamento sobre as necessidades de apoio e parcerias para as instituições eoutras formas de a universidade atuar junto ao Fórum; 4°) Informes gerais.
Obs: O lanche será comunitário.

2 de abr. de 2012

Carta de Repúdio

São Sebastião/DF, 02 de abril de 2012.

O Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião vem acompanhando de perto a situação fundiária da cidade e percebeu que, nos últimos anos, aconteceram várias ocupações de áreas públicas e particulares. Neste sentido, quer alertar às autoridades competentes e responsáveis pelo assunto quanto ao procedimento de retirada destas famílias.


Na última reunião ordinária do Fórum (31/03/12), estiveram presentes quatro representantes da Vila do Boa para denunciar e tornar público os fatos que ocorreram no dia 17 de março de 2012 quando, às 10 horas da manhã, a SEOPS (Secretaria de Ordem Pública e Social) e AGEFIS (Agencia de Fiscalização do DF) chegaram ao local para efetuar a derrubada das casas que, segundo os agentes, estariam em desacordo com o projeto habitacional do Governo.


Ressaltamos que, nesta localidade, têm famílias que residem há aproximadamente 15 anos, ao passo que outras são mais recentes. Ao todo, totalizam-se indicativamente 50 núcleos familiares, na sua maioria, compostos por crianças, adultos e idosos. Segundo relato dos moradores atingidos pela ação, não houve notificação prévia e tampouco o acompanhamento dos órgãos responsáveis (Administração Regional, Conselho Tutelar, SEDEST/SUAS 24h, Defesa Civil, Ministério Público). Após o acontecido, os moradores se dirigiram até a Administração e não receberam as informações que precisavam para esclarecer e entender o fato ocorrido. A Administração passou a responsabilidade, que é de sua competência, para o CRAS local.


Na visita in loco, foi constatado que as crianças estão traumatizadas pela forma como foi conduzida a ação de derrubada, pois para qualquer visitante as crianças estão perguntando: “Tio, você é um daqueles homens maus que derrubaram a minha casa?”.


O Fórum de Entidades, no seu papel de exercício do controle social que vem desenvolvendo ao longo de 5 anos e que atualmente representa mais de 40 instituições da sociedade civil de São Sebastião, após ter ouvido os relatos dos moradores e ter realizado visita in loco, verificou que nesta ação do Estado na Vila do Boa houve realmente o descumprimento da garantia dos direitos por parte dos órgãos envolvidos na ação.


Diante do fato exposto, o Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião/DF REPUDIA a forma violenta e desrespeitosa da ação deflagrada na Vila do Boa e PEDE aos órgãos competentes:

- Amparar as famílias desabrigadas, oferecendo suporte social, jurídico e técnico;


- Realizar estudo de caso com todas as famílias daquela localidade para dar os devidos encaminhamentos;


- Garantir a participação dos órgãos responsáveis e de defesa dos direitos nas próximas ações da SEOPS e AGEFIS.

Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião/DF