24 de fev. de 2011

15 de fev. de 2011

Comunicado - Formação do Conselho de Cultura

Gostaríamos de convidar aos interessados no desenvolvimento sociocultural de São Sebastião-DF para participarem da reunião no próximo dia 16 de fevereiro de 2011, às 20horas, a qual tratará dos seguintes temas:

1. Formação do Conselho de Cultura de São Sebastião

2. III Conferência de Cultura
• Diversidade, descentralização e democratização
• Economia da cultura
• Patrimônio cultural
• Formação e intercâmbio cultural

Sendo assim, queremos lembrar que essa reunião acontecerá no seguinte endereço:

Casa Paulo Freire
Qd. 201, Conj. 20, Casa 07, Residencial Oeste, São Sebastião

Contato:
Juca Du Kassay (9614-8528)

Secretaria de Cultura participa de reunião preparatória para conferência com movimento cultural de São Sebastião

Por Vinícius Borba


Com o objetivo de iniciar a construção da III Conferência Distrital de Cultura, apresentar agendas e incentivar a montagem do Conselho de Cultura, representantes da Secretaria de Cultura do DF estiveram em São Sebastião no dia 11 último. A atividade teve presença dos assessores do Núcleo de Políticas Culturais e Descentralização da Secretaria de Cultura, Nelson Giles e Lílian Diniz no Aquários Bar e contou com quase 50 artistas, produtores culturais e ativistas da comunidade. Houve também a expressiva presença de autoridades da nova composição de governo que também são oriundos do movimento organizado de São Sebastião, das áreas de educação e criança e adolescente.

A atividade começou por volta das 19h e teve como objetivo iniciar as mobilizações para construção das propostas da cidade para a III Conferência. De acordo com a assessora Lílian Diniz, poeta e atriz também oriunda do movimento cultural, o objetivo da Conferência é reconstituir as relações de sociedade estado. “O objetivo político da III Conferência é a repactuação do Estado com a sociedade depois de tantas mazelas por que passou o DF”, disse Lílian. De acordo com as informações confirmadas por eles no dia 5 de abril ocorre a pré-conferência de São Sebastião onde serão indicados pela comunidade local os delegados da cidade e as propostas que serão levadas. Durante todo o mês de março também ocorrerão as pré-conferências de outras satélites e setoriais, pelos segmentos como cênicas, dança, audiovisual, comunicação, economia criativa, biblioteca livro e leitura. A agenda prévia das cidades deve ser marcada pelos movimentos mas as pré-conferências regionais já foi agendada pela Secretaria e também as setoriais como segue na agenda anexa.A Conferência DIstrital de Cultura está marcada para dias 29 de abril a 1 de maio no Museu da República, onde serão apresentadas as propostas de todas as cidades.

O próprio movimento cultural também deve se reunir anteriormente para avaliar suas propostas, a definição e reestruturação do conselho de cultura local. Para o coordenador do Núcleo de Políticas Culturais e Descentralização da Secretaria de Cultura, Nelson Giles, a constituição dos conselhos de cultura das localidades são de suma importância para uma política cultural diferenciada. “Desde a criação da Constituição de 88 as políticas participativas foram fortalecidas com os conselhos regionais e é preciso que o movimento se organize para nos ajudar a manter uma política mais coerente e que atenda suas necessidades. Poder a gente não ganha, a gente conquista e por isso manter um fórum que acompanhe as discussões. Nós como Secretaria vamos priorizar o contato com os Conselhos”, explicou Giles.

Políticas públicas para cultura

Para a construção da Conferência foram sugeridos quatro eixos principais para construção das propostas. O primeiro é Descentralização e Diversidade cultural, o segundo Economia da Cultura, terceiro Patrimônio Cultural e Arquitetura e o quarto Formação e Intercâmbio Cultural. Para isso todos os grupos e indivíduos já podem pensar e escrever suas propostas para a pré-conferência de São Sebastião em 5 de abril.


Presença de autoridades e desafio

Na atividade, além dos militantes da cultura algumas autoridades constituídas no GDF que tem origem em São Sebastião. George Gregory Barcelos, novo secretário-adjunto da Secretaria da Criança é produtor cultural do movimento cultural Radicais Livres de São Sebastião. e conselheiro tutelar. Também presente esteve o novo diretor Regional de Educação, Alcir Borges que provocou o movimento cultural da cidade. “Quero ver vocês derrubarem as portas de minhas escolas e ocupar com arte”, desafiou Borges.


Vinícius Borba
Jornalismo, produção cultural e assessoria de comunicação
(61)8551 1075/ 33390782 - viniciusborba.cultura@gmail.com
skype: viniciusborba61

9 de fev. de 2011

Reunião do Fórum - Fevereiro de 2011

Estamos retomando as atividades do Fórum.

Nossa reunião ordinária está marcada para sábado, dia 12 de fevereiro, às 9h, na Promovida.

Por favor ajudem a divulgar, inclusive para as instituições que estão "sumidas" ou para as que ainda não participaram.

Será uma reunião muito importante, pois estaremos planejando as principais ações do Fórum neste ano.

PARTICIPEM!

Até lá!

Abraços!

A Coordenação