15 de jan. de 2011

11 de jan. de 2011

8 de jan. de 2011

7 de jan. de 2011

Declaração de apoio da Juventude Petista

A Juventude do PT-DF vem a público manifestar solidariedade ao povo de São Sebastião e apoio ao movimento constitúido pelos movimentos da cidade e do DF em defesa política da cidade. A indicação de Janine, uma laranja de Agaciel Maia para a Administração Regional é um absurdo e deve ser repudiada. A mesma não representa a vontade política de todos(as) que votaram no novo caminho para o DF. Esta policial civil não tem apelo da população local e representa o que há de pior na política brasileira.

Nós da juventude, que fomos às ruas contra os desmandos do governo Arruda e pelo Roriz Nunca Mais não aceitaremos pessoas envolvidas em escândalos de corrupção, falcatruas e crimes. Não lutamos para aglutinar a direita. Queremos Agacial Maia e seu bando longe do da política do DF, assim como Arruda e Roriz. Esperamos que a equipe do Agnelo não defina um caminho "desastroso" para nossa cidade.

Vamos continuar nas ruas! Realizaremos manifestações até que Janine, laranja do Agaciel, que é o que tem de pior na direita caia!

Acompanhem a agenda de atividades do movimento no site http://forumsaosebas.blogspot.com

Um novo caminho para São Sebastião!!!

FORA AGACIEL MALA!

CONTRA ATOS SECRETOS na nossa cidade!

Juventude do PT-DF

Gabriel Magno
Secretário de Juventude do PT-DF

Denúncias e insatisfação com escolhas para as administrações são fonte de aborrecimentos

Moradores não poupam queixas contra a indicação de César Lacerda para a administração regional do Jardim Botânico. No Varjão, surgem denuncias de uma suposta ocupação irregular de área pública por parte do novo gestor da cidade, José Maria. Em São Sebastião, moradores foram mostrar sua insatisfação com Janine Barbosa, novo gestora da AR, no dia da posse de Agnelo Queiroz. O novos administradores regionais se transformaram em dor de cabeça, a ponto de o governador deixar claro que não os mudaria.

As denúncias, porém, não param de aparecer. O Jornal de Brasília recebeu documentos que sugerem que o novo administrador do Varjão estaria envolvido em uma ocupação irregular de área pública naquela AR. O local em questão teria dado lugar a uma associação de moradores, representada por José Maria, na quadra 06, na área de chácaras.

O terreno estaria sendo ocupado por uma creche comunitária. A gestão anterior da AR, de Paulo Goyaz, teria tentado recuperar a posse do terreno, mas a Associação não teria aceitado.

Já no Jardim Botânico, a Associação de Moradores (AJAB) reclama que Agnelo não cumpriu a promessa de campanha de nomear um representante da cidade para a administração. Em vez de levar um nome local para a gestão da cidade, o governador nomeou César Lacerda.

Fonte: Jornal de Brasília. Publicado em 07/01/2011. Disponível em http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=318940

6 de jan. de 2011

Avaliação do protesto realizado dia 05/01

Prezados,

Hoje, dia 5 de janeiro de 2011, realizamos mais um ato de protesto em defesa da comunidade de São Sebastião-DF. Com nossas faixas pretas, caixão e carro de som, fizemos uma passeata fúnebre (simbolizando a morte da democracia em nossa cidade), saindo do Balão do Bosque por volta das 18h e seguimos até a Praça La Bodeguita. Por onde passamos, foi visível o apoio que recebemos das pessoas em suas casas, nas ruas, nos ônibus e das que passavam de carro buzinando. Esta é uma prova cabal de que a comunidade está cada dia mais esclarecida acerca do que realmente representa para ela, pelos próximos quatro anos, a infeliz escolha da nova administradora. Após o cortejo, foi realizada uma breve reunião no Aquário Bar.

1 - Pautas da reunião

- Avaliação da estratégia utilizada na ação do dia;
- Direcionamento para realização das próximas ações;
- Informes gerais, entrega de abaixo-assinado e breve apresentação da logomarca da Frente de Defesa Política da cidade.

2 - Propostas discutidas

Beto: É preciso entender a situação política que está se formando a partir da repercussão dos protestos contra a indicação de Agaciel Maia."O governador não tem a intenção de mudar nomes nestes primeiros quinze dias. Quem está participando do movimento precisa estar ciente de que não obteremos resultados efetivos dentro de dois ou três dias. Pode ser que tenhamos que resistir por bem mais tempo".

Cipó: Disse que não podemos nos desgastar "à toa". A estratégia deve ser a de corrermos atrás dos que ainda não aderiram ao movimento, como igrejas evangélicas, católicas, centros espíritas, grupos de jovens e demais associações locais. "Independente de bandeira partidária, estou aqui para somar e para defender um projeto que seja viável para São Sebastião. Estou doando 50 camisetas pretas para o movimento".

Gilberto: "O nosso protesto está incomodando muita gente do alto escalão, por isso mesmo temos que nos fortalecer a cada ação que fizermos. As comissões que foram formadas precisam fazer a sua parte".

Elias: Disse que o movimento está ganhando força dentro da cidade, mas que a tática de passar de casa em casa não pode ser menosprezada. "Cada morador precisa entender o documento da Frente de Defesa Política, por isso o ideal é que, quando abordarmos alguém, tenhamos o documento em mãos para termos argumento".

Célio: Informou que o PDT está prestes a aderir a causa do movimento devido à notícia publicada na imprensa (Jornal de Brasília), segundo a qual o seu partido estaria liderando a Frente de Defesa Política de São Sebastião. Ressaltou que os participantes do movimento não devem levar questões partidárias para o lado pessoal para não desmobilizar os sem-partido que aderiram e que estão representando instituições locais.

3 - Encaminhamentos

- Ação de mobilização sábado (08/01), na parte da manhã, em pontos diversos da cidade (horário e local indefinidos);

- Concentração de todos os manifestantes em frente ao Mega Box, sábado (08/01), a partir das 16h, para a realização de mais um cortejo fúnebre até à Administração, onde será realizado um grande evento cultural com artistas locais, a partir das 17h;

- Formação de três comissões para contactarem, respectivamente, as igrejas católicas, as evangélicas e os terreiros da cidade.

4 - Informes Gerais

- Reunião amanhã (06/01), próximo à sub-estação da CEB (entrada das quadras 300 do Setor R. Oeste), a partir das 17h.

- Novas estratégias podem ser anunciadas a qualquer momento, dependendo da repercussão das ações que estão sendo realizadas.

- Novamente, pede-se aos companheiros que tentem confeccionar espantalhos, fantasias góticas, máscaras , etc. A nossa mensagem deve muito clara: a cidade está de luto!

- Pedimos aos companheiros que divulgem a nossa causa boca a boca e nas redes socias (orkut, msn, e-mail, twitter, buzz, etc.);

- Entregar os abaixo-assinados ao Elias.


Atenciosamente,


A Coordenação

5 de jan. de 2011

Suicídio Político

Por Waldir Soares

Ao permitir a indicação da nova administradora de São Sebastião, Janine Rodrigues Barbosa (PTC), pelo seu padrinho Agaciel Maia (PTC), distrital eleito como menos de 900 votos na cidade, Agnelo Queiroz (PT) descumpriu a promessa de campanha, desrespeitando a organização social e comunitária local, aos senhores:

Agnelo de Queiroz, governador do Distrito Federal, Paulo Tadeu, secretário de Governo, Roberto Policarpo, deputado suplente e presidente do PT-DF e o deputado distrital Cabo Patrício assinaram sua sentença de suicídio político nessa cidade. 2014 é logo ali!!!

Estamos no encalço dos demais ditadores que por ação ou omissão colaboraram com este ato de covardia com a comunidade de São Sebastião. Estaremos divulgando, em breve, nota semelhante a esta com seus nomes.

Repasse este e-mail e garanta a restauração da ordem em nossa cidade ou a confirmação desta nota em 2014.

Fomos usados como moeda de troca. Não se brinca com o voto popular consciente.

2011 começou mal, mal começou

2011 começou mal, mal começou. O sonho do “novo caminho” nos escapa como água que escorre pelas mãos


A comunidade de São Sebastião-DF está de luto: Agnelo Queiroz (PT) não cumpriu o seu compromisso de campanha, segundo o qual a população participaria da escolha do administrador da cidade, preferencialmente alguém da própria comunidade. Promessa feita e não cumprida até o momento. A Sociedade Civil Organizada de São Sebastião - cidade que o acolheu e foi decisiva para a sua eleição - não aceita, em hipótese alguma, a nomeação de Janine Barbosa para estar à frente da administração. Nada contra ela, que, possivelmente, deve ser mais uma vítima que caiu nas garras de Agaciel, o homem-bomba dos atos secretos, ficha-suja de corpo e alma, que não tem o menor conhecimento dos problemas locais e muito menos relação com a comunidade, justo ele que não conhece uma pedra deste lugar, justo ele que não tem moral para governar o quintal de sua casa. Aqui não, xexéu!

O momento é de arregaçarmos as mangas e tomarmos as ruas, arregimentarmos a cidade em ato coletivo para repudiar mais esta ignóbil ação politiqueira com a qual querem nos tapear. Não somos palermas e como moradores sabemos que essa indicação em nada é benéfica para a comunidade. Para os amantes da liberdade, a democracia está morta. A história nos prova que, entra ano eleitoral, sai ano eleitoral, as coisas, como diria Roberto Da Matta, “mudam” para continuarem como estão. Como nos lembraria também alguém com as seguintes palavras: “As caras são novas, mas o lixo é o mesmo”.

Sr. Agnelo, você prometeu. Agora cumpra! Esta é a hora de honrar na prática cada voto recebido. Eu quero de volta o “novo caminho" que me foi prometido, não este abismo no qual querem jogar-me de olhos vendados com mais, aproximadamente, 119 mil pessoas que nesta cidade moram. Ainda está em tempo de evitar que o sonho do “novo caminho” escape de nós como água que escorre pelas mãos. São Sebastião...

Lugar antigo, cidade das mais novas!
Cidade Sua, cidade Nossa.
Casa de quem dela se fez morador
E em suas terras o sonho e o amor plantou!
Celeiro da nova capital da pátria.
Mãe acolhedora dos filhos vindos aos montes
Dos diversos quatro cantos deste país.

Não vamos pagar mesmo pelos malditos quatro anos o preço imensurável de uma decisão que no fundo só é conveniente aos bolsos e às bolsas e aos cofres particulares de quem participou desta negociata na qual São Sebastião foi ofertada como moeda de troca no ato final do espetaculoso ano de 2010! Fora, Agaciel!, gritemos. São Sebastião não é reduto de bandido! São Sebastião...

Ontem, olarias e cerâmicas, base e substância da jovem cidade
A suprir a demanda do sonho elevado de JK e da nação.
E eis as atividades dos nossos grandes pioneiros:
Sonhos, ideais, aspirações, esperanças e amor depositados,
misturados e entrelaçados num só corpo, numa única massa, numa só alma
De cada tijolo que erguia e dava vida à nova capital !

Tião Areia, Homem das Minas Gerais
De Patos para o Planalto Central, e mais
Homem de sólido sonho e coragem latente!
Mineiro esperançoso e de vasta fé, minha gente!

Ontem, sua nascente Agrovila... (Ah, que vila!)
Paraíso perdido de verdes eucaliptos a despontarem
E preencherem os olhos de vivaz e natural beleza
De estradas de piçarra e barro vermelho
Das grutas límpidas e córregos nascentes
E do cheiro de terra preta molhada...
Uma cidade verde por dentro e por fora!
Com ares de interior a resguardar um pouco
Da cara e da vida do povo brasileiro.

Hoje, a nossa São Sebastião.
Cidade minha, cidade sua e do Tião.
Satélite cosmopolita filha da capital.
Lugar de gente daqui, dali e d´acolá.
Diversa e plural em tudo o que nela vive e há.
Esta é a cidade...

Ontem, exportadora de areia e tijolo
Hoje, celeiro rico exportador de sonhos e cultura
Afrobrasileira para Brasília – Brasil – Mundo!
Glória e vida a ti, Ó cidade de São Sebastião,
Tu que és a cidade que um dia me apresentei
E para sempre me presenteei.*


A secretária de Comunicação Social do GDF, Samanta Sallum, teve a desfaçatez de dizer que a composição do governo atendeu a critérios técnicos, destacando que “o governo entende que qualquer manifestação faz parte da democracia e respeita a opinião desses moradores”. Para o governo dela, não se tratam de "manifestações pontuais orquestradas por alguns grupos políticos que não se sentiram representados com as indicações". Muito pelo contrário. Trata-se de um manifesto cuja legitimidade está respaldada na vontade dos movimentos populares que, inclusive, constituiram a base eleitoral do Sr. Agnelo Queiroz na cidade.

Se o seu patrão não rever a situação, ele não estará indo apenas contra a vontade de alguns, mas contra a vontade da comunidade que o elegeu em peso. A Administração da cidade não está à venda e, se a venderam, vamos reavê-la, nem que para tanto tenhamos que “endurecer sem perder a ternura”.

Francisco Neri

* Trechos de "Ode à São Sebastião"

Publicado originalmente no sítio eletrônico do Centro de Educação Popular de São Sebastião - CEPSS em 4 de janeiro de 2011. Disponível em http://www.cepss.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=304:2011-comecou-mal-mal-comecou-&catid=41:materias

4 de jan. de 2011

Balanço das ações de protesto do dia 04/01

Prezados companheiros,

Hoje, dia 4 de janeiro de 2011, realizamos mais um ato de protesto em frente à Administração Regional.

Em seguida, fizemos novamente um grande cortejo fúnebre pela Avenida Central da cidade. Ao final da passeata, reunimo-nos na COOPERUNIÃO para discutirmos os próximos passos. A avaliação de hoje foi muito positiva, em especial porque a cada dia estamos conscientizando e mobilizando mais a comunidade, os comerciantes, para que tomem parte desta causa que reflete o futuro de todos.

Após a discussão de várias estratégias para promovermos mais ações inteligentes pelos próximos dias, as comissões formadas na reunião anterior começaram a desenvolver os seus trabalhos. Assim, portanto, a comissão de Imprensa/Publicidade já está em ação mantendo contato e produzindo o material para impulsionar a divulgação do manifesto no âmbito local e regional , a comissão de finanças já está se articulando para captar recursos e, finalmente, o pessoal da mobilização já está contactando, mais uma vez, as lideranças, os movimentos que ainda não se fizeram presente nesta luta. A estratégia é mobilizar bairro a bairro, casa a casa.

Foram definidos os seguintes encaminhamentos:

1 - Realização de passeata fúnebre (simbolizando o funeral da democracia na cidade) no Balão do Bosque, amanhã (05/01), a partir das 16h.

2 - Concentração de todos os manifestantes em frente ao Mega Box, sábado (08/01), a partir das 16h, para a realização de mais um cortejo fúnebre até à Administração.

3 - Novas estratégias podem ser anunciadas a qualquer momento, dependendo da repercussão das ações que estão sendo realizadas.

4 - Fica o pedido para que os companheiros tentem confeccionar espantalhos, fantasias góticas, máscaras e o que a imaginação conceber. A nossa mensagem deve ser explícita: estamos de luto!

5 - Pedimos aos companheiros que divulgem a nossa causa boca a boca. Um lugar muito bom para seria o Restaurante Comunitário. Vamos nos manter informados sobre as notícias que estão sendo veiculadas pela mídia televisiva e impressa. Encaminhem qualquer fato novo para os seus conhecidos. Mantenhamos contato!

Até a vitória, companheiros!

A Coordenação

Em seis cidades, administradores lidam com a insatisfação da população

Mara Puljiz

Saulo Araújo

Cerca de 300 pessoas se reuniram ontem em frente ao prédio
da Administração do Núcleo Bandeirante para protestar contra o novo gestor

A nomeação de seis administradores regionais tem provocado insatisfação entre alguns moradores das respectivas cidades. Desde que o governador, Agnelo Queiroz (PT), oficializou os nomes, integrantes de associações comunitárias vem organizando manifestações com direito a carros de som e orações. Há ainda quem promete fazer greve de fome como forma de pressionar o GDF a escolher outros nomes para assumir o comando das regiões administrativas. Até agora, as reclamações estão focadas em Taguatinga, no Núcleo Bandeirante, na Estrutural, em São Sebastião, no Varjão e em Santa Maria.

Entre os motivos da rejeição, está o fato de nenhum dos novos administradores morar na cidade, compromisso firmado por Agnelo durante campanha eleitoral. Em alguns casos, a reclamação se dá em virtude do novo gestor ter sido indicado por algum deputado distrital. Essa foi a motivação que mobilizou ontem alguns moradores de São Sebastião. Na cidade, a policial civil Janine Barbosa foi escolhida pelo governador por indicação do deputado distrital Agaciel Maia (PTC), que, em 2009, foi afastado da diretoria-geral do Senado Federal após ter o nome envolvido em denúncias sobre a evolução patrimonial e nos escândalos dos atos secretos da Casa.

Ontem, por volta das 12h, 30 pessoas fizeram um protesto em frente à administração da cidade. Vestidos de preto, os manifestantes confeccionaram cruzes, usaram nariz de palhaço e estenderam faixas. “Ninguém conhece essa administradora. Ela tomou posse pelos fundos e sem a anuência do povo. Isso representa a morte da democracia. Não somos contra o Agnelo, mas contra a indicação de Agaciel Maia”, afirma Gilberto Pereira, presidente da Associação de Controle Social do Orçamento e Finanças de São Sebastião (Ascontas).

A administradora Janine Barbosa se defendeu dizendo que tem total condições de gerir a cidade, mas entende que as insatisfações fazem parte do processo democrático. Da mesma forma, ela disse ter recebido manifestações de apoio de lideranças da comunidade. Para demonstrar a capacidade para ocupar o cargo, Janine ressaltou que já foi administradora do Itapoã durante um ano, de 2005 a 2006, e destacou que nos últimos quatro anos trabalhou na Secretaria de Segurança Pública. Sobre as críticas a Agaciel Maia, a administradora defendeu o padrinho. “O meu histórico de vida foi o que me colocou aqui e permitiu essa indicação. Não há nenhuma condenação contra ele (Agaciel). Condená-lo antecipadamente seria ferir o princípio constitucional da ampla defesa”, diz.

Importado

No Núcleo Bandeirante, cerca de 300 pessoas se reuniram ontem pela manhã em um salão ao lado da Paróquia João Bosco, na Praça Padre Roque. Por volta das 11h, o grupo foi até a entrada da administração regional para pedir a saída de Bruno Bierrenbach Bonetti. O publicitário e comerciante veio do Rio de Janeiro para assumir a função de gestor da cidade. “Tenho certeza que posso fazer uma boa administração porque tenho sensibilidade para ouvir o povo”, ressaltou ao Correio, após ser recebido com gritos de “fora” na porta do prédio. Entre os manifestantes estava o ex-administrador do Núcleo Bandeirante, Lino Neto. “Não temos nada contra ele, mas não queremos estranhos na nossa cidade”, disse. “Vou fazer greve de fome se for preciso”, prometeu a coordenadora da pastoral da paróquia, Maria Figueiredo. Para pedir a saída de Bruno e para abençoar os políticos, a aposentada Maria de Lourdes da Silva, 69 anos, acendeu velas e rezou.

A secretária de Comunicação Social do GDF, Samanta Sallum, destacou que a composição do governo atendeu a critérios técnicos. “O governo entende que qualquer manifestação faz parte da democracia e respeita a opinião desses moradores. São manifestações pontuais orquestradas por alguns grupos políticos que não se sentiram representados com as indicações. Isso é normal e será encarado com naturalidade”, afirma Samanta.

Contrariados protestam

Taguatinga

No último dia 30, o protesto aconteceu em Taguatinga. Membros de igrejas, donos de bares e restaurantes, líderes comunitários e comerciantes se reuniram contra a nomeação do pastor Daniel Castro (foto)para o cargo de administrador. Conhecido também por Daniel Tatico, ele trabalhou como coordenador do núcleo evangélico na campanha de Agnelo ao GDF e foi sub-chefe de gabinete do deputado distrital Benedito Domingos (PP) e secretário da Administração de Águas Lindas, em 2005. “Além de não ser da cidade, cadê a mudança que Agnelo prometeu? O Daniel era chefe do Benedito Domingos e nós nunca podemos contar com a participação deles nas reuniões dos conselhos comunitários porque são pastores e nunca tem tempo para a comunidade”, reclama Marta Lima, líder comunitária da QSB e CSB de Taguatinga. A reportagem do Correio tentou, sem sucesso, contato com o novo administrador.

Santa Maria

Em Santa Maria, um grupo de moradores também decidiu manifestar insatisfação com a nomeação feita pelo governador. Agnelo Queiroz deu o comando da cidade ao empresário Márcio Gonçalves Ferreira. O presidente da Associação de Produtores e Criadores Rurais de Santa Maria, Raimundo Rocha, lidera um movimento contra a indicação. “Ele não representa a vontade do povo e não houve reunião com as associações. Além disso, esse sujeito nunca fez nada pela cidade”, protesta Raimundo. Ele promete que, caso o governador não volte atrás da decisão, haverá manifestações com o fechamento de pistas e queima de pneus. “Vamos esperar que o novo governo tenha bom senso. Se ele permanecer, vamos para as ruas, fechar as rodovias e os acessos da cidade. Não vamos aceitar essa imposição”, ameaça.

Outro fato que na opinião de Raimundo justifica a rejeição de Márcio é que ele teria sido condenado, em 1998, por tentar extorquir a então prefeita de Cabeceiras (GO). “ Não importa se o processo é antigo ou não. No meu entendimento, ficha-limpa é desde o momento que você nasce até morrer. Se ele cometeu algum deslize, já perdeu a credibilidade”, afirma. Por sua vez, o administrador Márcio Gonçalves mostrou-se surpreso com a rejeição, mas garantiu estar com a consciência limpa de que a maioria das entidades apoia seu nome para comandar Santa Maria. “Se você fizer uma pesquisa, a maioria dos moradores me apoia. Ninguém consegue agradar todo mundo e comigo não será diferente. Vamos mostrar que somos capazes de trabalhar. Já começamos a mostrar isso com uma grande limpeza na cidade e vamos fazer muito mais”, garante o administrador.

Em relação à denúncia de extorsão, Márcio diz que caiu numa “armação” e que a Justiça goiana já inocentou. “O inquérito já foi julgado improcedente. Nunca fui condenado. Estão tentando destruir minha imagem resgatando coisas do passado que a própria Justiça interpretou como inverdades. Estou bastante tranquilo quanto a isso e vou responder com trabalho”, afirmou.

Varjão

No Varjão, a indicação de José Maria Martins dos Santos também incomodou. Por meio de uma carta, a Associação de Moradores do Varjão (Asmov) ameaça boicotar a administração do novo comandante da cidade. “A indicação dele indignou os moradores do Varjão que prometem manifestações para os próximos dias. José Maria é considerado ficha-suja, apesar da postura de representante do povo”, diz a nota. A reportagem do Correio tentou contato com José Maria, mas ele não foi encontrado para se defender das acusações.

Estrutural

Na Estrutural, alguns líderes comunitários manifestaram contrariedade à indicação da professora Maria do Socorro Torquato Fagundes para a administração da cidade. Socorro é mulher do presidente regional do PT-DF, Roberto Policarpo.


Pressão deu certo no Park Way

» No Park Way, os moradores conseguiram com que Agnelo Queiroz desistisse de confiar a gestão da cidade ao empresário Antônio Girotto, que não mora na região. Antes da oficialização do governador dos nomes dos administradores, ele era apontado como um forte candidato para abocanhar a vaga. Girotto ocupou o cargo no governo de José Roberto Arruda. Diante dos protestos, o petista recuou e o cargo, ficou com o colega de partido José Benevonuto Estrela.

Fonte: Correio Braziliense. Publicado em 04/01/2010. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/04/interna_cidadesdf,230835/em-seis-cidades-administradores-lidam-com-a-insatisfacao-da-populacao.shtml

Reunião de avaliação dos primeiros dias da jornada de lutas da Frente

Prezados companheiros,

Após um dia em que paramos a cidade, os integrantes da Frente nos reunimos ontem, 03 de janeiro, às 19h, no Aquários Bar.

1 - Pautas da reunião

- Avaliação das ações de realizadas durante o dia (manifestação em frente à Administração e passeata pelas avenidas da cidade);

- Discussão de propostas para a ação de hoje, 04 de janeiro;

2 - Propostas discutidas

Rosângela: "O movimento deve se organizar mais e estar presente em diversos pontos da cidade, e não apenas se concentrar em frente à Administração Regional."

Silvia: Disse que é preciso mobilizar bastante as pessoas via internet, blogs, orkut, e-mails e passar de casa em casa para explicar para cada morador do que se trata o protesto.

Beto: Deu alguns informes sobre a composição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. Avaliou positivamente os manifestos realizados até o momento e destacou que a adesão do PT local deu maior legitimidade ao ato.

Helena: "É necessário definir e deixar bem claro contra o que estamos protestando: contra a pessoa de Agaciel Maia ou contra a indicação de Janine Barbosa?" Sugeriu aos que estão à frente do movimento que mobilizem as demais pessoas, independente de ideologia partidária, instituição e de ser ou não do movimento popular.

Daniel: Alertou para que a equipe de comunicação monitore as pessoas que falam ao microfone, visto que, em alguns momentos da manifestação de ontem, alguns moradores aproveitaram a ocasião para fazer desabafos sobre os problemas que enfrentam no dia-a-dia, o que tirou um pouco o foco do ato. "O microfone nas mãos de alguém que não tenha domínio do que vai falar torna-se uma arma perigosa".

Gilberto PDT: Disse que é preciso mudar a tática de campanha para fortalecer o movimento. "É importante montar uma estrutura logística de apoio (caixão, tenda, motorista permanente, carro de som, trio elétrico) e fazer ações em diferentes pontos da cidade para confundirmos o oponente.

Waldir Cordeiro: Reforçou a proposta para que o grupo faça campanha permanente na cidade e disse que divulgou na internet um manifesto intitulado "Suicídio político de São Sebastião". Deu como sugestão: "Compor o governo para fiscalizar a Administração ou intensificar a pressão sobre o governador até que ele reveja a situação e tome alguma providência.

Célio: Propôs o fechamento geral do trânsito na entrada da cidade (25 a 30 minutos cada paralisação) e encorajar os companheiros que estão esmorecendo para que continuem firmes. "Começamos este movimento juntos. Não podemos retroceder. Seria desmoralizante".

Maria: Fechar a cidade em pontos estratégicos e dias alternados.

Guimarães: "Se queremos causar impacto com nossas ações, precisamos agir de forma inteligente. O governo não é muito afeito à polêmicas. Não adianta concentrarmos o movimento apenas na cidade, vamos mobilizar as pessoas nas ruas, nos ônibus e fazer um grande protesto em frente à casa do governador.

Tiana: Ressaltou que é imprescindível intensificar o protesto e deixar claro para todos que a manifestação está sendo feita em defesa dos interesses da comunidade, sem destacar que um grupo ou outro está à frente do movimento.

Onézia: Disse que é necessário manter o movimento em frente à Administração. Destacou que a comunidade precisa se inteirar mais do que está acontecendo e não esperar ser 'trazido pelo braço", uma vez que o Ato está sendo noticiado em telejornais, jornais impressos, internet, blogs (em especial, o do Fórum, Blog Morro Azul, Orkut, etc.). Reiterou a importância de cada um se comprometer consigo mesmo e informar as pessoas mais próximas sobre a Frente de Defesa Política da cidade.

Beto: Fazer atos pela manhã na entrada da cidade e à tarde uma passeata em outro ponto. Sugeriu que o grupo fizesse um abaixo-assinado para "mapear" a cidade e saber quem, realmente, está conosco.

Fuguete: Montar uma estratégia de protesto para ser feito na recepção do governador, quando este vier à cidade.

Wan: Montar uma estratégia de campanha visual (bandeiras, camisetas, adesivos, folders, cartazes, faixas, slogan para a campanha, etc.), para intensificar a divulgação na internet, nos espaços públicos de São Sebastião (praças, feiras, igrejas), estabelecimentos comerciais. Sugeriu que o grupo faça contato com os artistas locais para a organização de um evento cultural em local estratégico, como forma de dar maior notoriedade à campanha.

Cipó: Enfatizou que é fundamental articular mais os movimentos populares de São Sebastião, principalmente a juventude. "Se quisermos ganhar esta causa, precisamos marchar juntos com toda a comunidade. Sozinhos, não chegaremos a lugar algum".

3 - Encaminhamentos

- Realizar protesto em frente à Administração, terça-feira, das 08h às 10h, e decidir no local alguma estratégia para realizar à tarde.

- Mobilizar a militância e a comunidade para realizarmos dois atos de maior impacto: uma passeata em São Sebastião e um grande protesto em frente à residência do governador.

- Divisão de trabalhos das comissões de Publicidade-imprensa, Finanças e Mobilização.

No mais, é isso companheiros.

Vamos nos mobilizar e trazer para esta causa o máximo de pessoas que pudermos. Vamos marchar juntos com a comunidade. Esta causa não é do grupo "A", "B" ou "C", mas de todos nós, cidadãos e cidadãs de São Sebastião, Distrito Federal.

A Coordenação

"Quem sabe faz na hora, não espera acontecer"

3 de jan. de 2011

Moradores protestam contra nova administradora de São Sebastião

Mara Puljiz

Moradores de São Sebastião protestam, desde início desta segunda-feira (3/1), em frente à administração da cidade. A manifestação é motivada pela posse da nova administradora Janine Barbosa, que foi indicada pelo deputado distrital Agaciel Maia (PTC) - parlamentar da base de apoio do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Além de reclamarem da indicação, os moradores são contra o fato de ela não ser moradora da região.

O protesto começou no início da manhã e alguns manifestantes permanecem no local mesmo debaixo de chuva. Para fugir dos pingos, os manifestantes esticaram uma lona em um carro de som até uma cerca próxima da administração. Até por volta das 13h, cerca de 20 pessoas permaneciam embaixo da lona.

Os manifestantes prometem um protesto ainda maior por volta das 16h. Segundo eles, são esperadas cerca de 800 pessoas que devem fazer uma caminhada desde a administração até o comércio de São Sebastião.

A nova administradora Janine Barbosa se defendeu dizendo que tem total condições de administrar a cidade, mas entende que a manifestação faz parte do processo democrático. "No pleito nem todos saem vitoriosos", afirma Janine.

Para demonstrar a capacidade de administração, Janine ressaltou que já havia sido administradora do Itapoã e que já trabalhou na Polícia Civil e com Segurança Pública. Sobre as críticas a Agaciel Maia, a administradora afirmou que não vê nada contra o deputado. "Não há nenhuma condenação contra ele. Condená-lo antecipadamente seria ferir o princípio constitucional da ampla defesa", diz Janine.

Outras manifestações

Saiba mais...

Moradores do Núcleo Bandeirante protestam contra novo administrador A escolha dos novos administradores das regiões administrativas do Distrito Federal tem motivado diversas manifestações. O Núcleo Bandeirante também foi palco de um protesto por volta das 11h, onde cerca de 300 moradores foram até a administração da cidade para se manifestarem contra a indicação de Bruno Bierrenbach Bonetti. Os moradores prometem outro protesto às 17h no mesmo local.

Já os funcionários da Administração do Varjão escolheram o Palácio do Buriti, onde o governador Agnelo Queiroz está em reuniões, para reclamarem da escolha do novo administrador, José Maria Martins dos Santos.

Fonte: Correio Braziliense. Publicado em 03/01/2011. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/03/interna_cidadesdf,230706/moradores-protestam-contra-nova-administradora-de-sao-sebastiao.shtml



Protestos em São Sebastião

É grande a insatisfação de parte da comunidade com a nomeação da delegada Janine Barbosa para a Administração Regional de São Sebastião. Na manhã desta segunda-feira, a solenidade de transmissão do cargo foi suspensa, diante das manifestações contrárias à nova administradora na cidade. Desde cedo, um carro de som e um grupo de moradores protestavam na porta da Administração Regional. Faixas pretas, em sinal de luto, também foram espalhadas pelo local.

Com medo de acirrar ainda mais os ânimos, o ex-administrador da cidade, Alan Vallin, preferiu suspender a solenidade. A crítica dos moradores é por Janine ter sido indicada para o cargo pelo deputado distrital Agaciel Maia (PTC). (leia mais aqui).

Fonte: Blog da Paola Lima. Publicado em 03/01/2011. Disponível em http://www.blogdapaola.com.br/?p=23035

Declaração da Executiva Zonal do PT de São Sebastião

Tomamos a liberdade de reproduzir, ipsis litteris, declaração da Executiva Zonal do Partido dos Trabalhadores de São Sebastião a respeito da composição da nova Administração Regional da cidade:


Em defesa do governo Agnelo: um novo caminho para São Sebastião

Em 2011, começamos o ano com esperança e grandes expectativas de mudança para Brasília. Agnelo Queiroz foi eleito com 66% dos votos, resultado de êxito da construção de um novo projeto democrático e popular para nossa cidade, que se mostrou vitorioso nas urnas. O povo de Brasília não agüentava mais caixa de pandora, Roriz e muitos outros coronéis que usurparam do dinheiro público e oprimiram tantos anos nosso povo.

São Sebastião também quer um novo caminho. Não aceitaremos uma administração que representa a velha política. Precisamos de um administrador (a) que esteja em sintonia com a população e os movimentos sociais. E cabe ao nosso governador escutar o clamor popular.

A indicação de Agaciel Maia é um retrocesso para São Sebastião. Ele protagonizou um dos maiores escândalos do Senado federal, com seus “atos secretos”, e sonegou a posse de uma casa de milhões de reais no Lago Norte. Em nossa cidade, quinze de seus cabos eleitorais foram presos comprando votos e oferecendo café-da-manhã no dia da eleição, o que mostra sua ânsia permanente por corrupção.

Essa pessoa não tem condições de indicar ninguém para participar do governo. Não comunga com nossos ideais, tanto que seu grupo não fez campanha publicamente para Agnelo. Precisamos de um administrador (a) que seja de nossa cidade e tenha compromisso com um projeto de esquerda. Assim como Brasília, São Sebastião quer um novo caminho e uma nova política.

O PT de São Sebastião junto com os movimentos sociais reivindica que seja revista a escolha da atual administradora. O diretório do PT Regional colocou nossa cidade como a oitava preferência nas escolhas das administrações petistas, portanto exigimos que isto seja concretizado.

Para um novo caminho dar certo e garantir mudança em São Sebastião, Agnelo reveja sua indicação!

Executiva do PT de São Sebastião

Preparação para tomada da Administração Regional

Caros militantes,

Houve reunião hoje, 02/01/2011, no Aquários Bar, às 16 horas.

1- Pauta da Reunião:

- Informes gerais aos presentes sobre a criação da Frente de Defesa Política de São Sebastião, bem como do documento da Frente, e as ações já desenvolvidas desde quinta-feira, 30/12, 6h, quando aconteceu o primeiro protesto na entrada da cidade, no Morro Azul;

- Cobrança da participação das demais lideranças no movimento.

- Estratégias para a realização do ato contra a indicação da nova administradora (Janine R. Barbosa) para a cidade;

2- Assuntos Debatidos:

Elias: Falou aos participantes sobre a repercussão que as ações da Frente têm provocado até o momento na mídia e na cidade, destacando o protesto realizado no Palácio do Buriti, capitaneado por vinte representantes da sociedade civil de São Sebastião, no primeiro de dia de governo de Agnelo. "O mais importante será amanhã, que será o dia 'D', no qual faremos um ato pacífico contra a posse de Janine Barbosa".

Socorro: Situou os participantes sobre a conversa realizada entre a comissão do governo e alguns membros da Frente de Defesa, com mediação do Deputado Distrital Cabo Patrício, que ficou de encaminhar a reivindicação da Frente ao Governador e de dar uma resposta até quinta-feira à tarde. A resposta só veio hoje (02/01/2011), com a informação de que uma reunião do Diretório do PT estava marcada para acontecer na parte da tarde.

Gilberto PDT: Disse que a indicação da nova administração da cidade passou pelo crivo de quatro pessoas importantes: Agnelo Queiroz, Paulo Tadeu, Cabo Patrício e Policarpo. "A nossa cidade foi dada como moeda de troca, considerada um curral eleitoral, como sempre se fez no passado. Não temos deputados nos representado na CLDF, mas temos ideais, temos causas. Na manifestação do Buriti, tomamos o evento e dissemos aos que nos assistiam que São Sebastião não tem dono. Fiquemos de cabeças erguidas e não vendamos os nossos ideais."

Onézia: Falou que os militantes não devem abraçar a causa da Frente se não for em nome de um projeto. "Não temos um nome para indicar no momento, temos um projeto, que é mais importante para o futuro de São Sebastião do que ficarmos discutindo a possibilidade de assumirmos qualquer cargo no governo".

Em seguida, foram colocadas várias estratégias para a realização do protesto em frente à Administração Regional. Depois de os componentes darem diversas sugestões, foram acatadas as seguintes:

- Fazer um ato simbólico de limpeza de São Sebastião. Coletar o máximo de lixo para ser levado para a frente da Administração, para tornar o ato ainda mais impactante. (Elias e Daniel);

- Convocar morador por morador para participar do protesto no dia 03/01 e mobilizar a mídia até amanhã. (Tiana e Socorro);

- Simbolizar por meio do ato a necessidade de a comunidade vencer mais uma "praga" que agora lhe ameaça: Agaciel Maia, tendo-se em conta o que sofremos com a hantavirose e a dengue. (Wilson);

- Mobilizar os líderes comunitários que possivelmente ainda não estejam a par das ações do movimento e colocar o carro de som ainda hoje na cidade. (Bob Cash)

3- Encaminhamentos:

- Realização do ato em fente à Administração Regional em protesto à posse de Janine Barbosa, amanhã (03/01/2011), a partir das 6h. Os militantes devem trajar vestes pretas e levarem espantalhos e lixo para intensificar a manifestação.

- Formação das comissões do Lixo, da Limpeza, da Comunicação e das Faixas;

- Contactar as emissoras de televisão para cobertura do ato e trazer o máximo de pessoas (vizinhos, parentes, familiares, amigos) para se somarem ao movimento.

Atenciosamente,

Francisco

1 de jan. de 2011

E os protestos contra indicação para Administração Regional continuam!

Prezados (as) companheiros (as) de luta e leais defensores (as) do futuro da comunidade de São Sebastião,

Hoje, 1° de janeiro de 2011, foi um dia histórico e que jamais se esvairá da memória daqueles que estiveram conosco EM DEFESA DE SÃO SEBASTIÃO-DF, no ato da posse de Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. Vestidos a caráter (vestes pretas), demos o nosso recado para a imprensa e demais presentes na cerimônia: FOMOS DIZER NÃO A AGACIEL MAIA, DIZER QUE SÃO SEBASTIÃO NÃO É O SENADO, QUE EXIGIMOS AUDIÊNCIA PÚBLICA JÁ! Enfim, fomos cobrar do Sr. Agnelo Queiroz que respeite a Lei Orgânica do DF e CUMPRA SEU COMPROMISSO DE CAMPANHA.

Levamos um caixão para enterrarmos de uma vez por todas as mazelas políticas que nos assolam. Levamos diversas faixas com palavras de ordem em repúdio à indicação de Janine R. Barbosa. O governador não deu as caras, talvez temeroso de "macularmos" ou frustrarmos o seu primeiro dia de governo. Uma pena, porque, mal ele assumiu o Buriti, e já está se revelando demasiado incoerente ao descumprir suas promessas de campanha.

O momento exige que nós, à frente da Sociedade Civil Organizada de São Sebastião-DF, não aceitemos em hipótese alguma essa decisão de última hora. O momento é de arregaçarmos as mangas e tomarmos as ruas, arregimentarmos a cidade em ato coletivo para repudiar sob todas as formas mais uma clara ação politiqueira com a qual querem nos calar. Todos sabemos que tal indicação em nada é benéfica para a nossa comunidade, principalmente por se tratar de um nome que não tem a menor relação com São Sebastião, e muito menos com os movimentos populares.

Todos estão convocados a manifestarem a sua indignação. Divulgem para o máximo de pessoas que puderem! Quanto maior a participação da comunidade neste ato, maior será o nosso poder para revertermos o quadro e de mostrar para Agnelo e os demais políticos que não vamos ceder em hipótese alguma. Aqui não é possessão de nenhum senhor feudal. Queremos uma administração que represente e contemple São Sebastião-DF!

Mantidos os demais encaminhamentos:

1 - Concentração de todos os participantes no Aquários Bar, Av. Central, Rua da Ponte, amanhã (2/01/2011), às 16h, para discutirmos a estratégia de ocupação da Administração Regional a partir do dia 03/01/2011 por tempo indeterminado.

2- Reforçar o convite aos que não participaram do nosso manifesto de hoje.

3- Cada militante trazer pelo menos cinco pessoas para fortalecer e dar maior legitimidade ao nosso ato.

Saudações, camaradas!

Francisco

Maiores informações, falar com a comissão:
Maria do Socorro Rocha, Zilmar Pereira, Gilberto Pereira, Francisco "Beto", Gilberto PMDB.
Fones para informações : 9316-8466, 8433-5433, 9207-6382, 3335-3343

SAIU NA IMPRENSA:

1 - População protesta contra a indicação de alguns administradores

Natasha Dal Molin
natasha.dalmolin@jornaldebrasilia.com.br

Um dia antes de ser empossado, o novo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), enfrenta a insatisfação da população com algumas indicações de administradores regionais. Representantes de entidades já se mobilizam em algumas Regiões Administrativas, pedindo mudanças.
Em Taguatinga, foi feita uma moção de protesto para ser entregue ao governador eleito, na qual 17 entidades que assinam o documento criticam os critérios utilizados na indicação. Em São Sebastião, representantes de movimentos sociais fizeram um ato de protesto na entrada da cidade, contra a indicação do governo para a administração. Queimaram pneus e interditaram parte da pista que dá acesso à cidade, em uma tentativa de mobilizar a população para garantir a escolha do novo administrador.
A administradora indicada pelo próximo governador para São Sebastião é Janine Rodrigues Barbosa. Filiada ao PTC, que teria sido indicada pelo distrital eleito Agaciel Maia, que é do mesmo partido.
Os representantes dos movimentos sociais reclamam que ela não é conhecida da população. Eles já haviam, inclusive, elaborado e entregue à equipe de transição uma lista com quatro possíveis nomes que poderiam ser indicados pelo governador eleito. Seriam pessoas que conhecem a realidade da cidade e que são, inclusive, militantes dos partidos da coligação Um Novo Caminho. A lista, no entanto, não foi levada em consideração pelo novo governo.
"Entregamos ao governador um documento que levou 12 anos para ser concluído, com os principais problemas e anseios de São Sebastião. Isso estava sendo produzido desde quando Cristovam Buarque (PDT) perdeu a eleição para o governo", explica o presidente do Fórum de Entidades Sociais de São Sebastião, Francisco Beto Rodrigues Corrêa.
Ele também é membro da Frente de Defesa Política de São Sebastião e lamenta os critérios utilizados para a escolha de secretários e administrações regionais, que ele classifica como escolhas "aleatórias".
Uma reunião para buscar uma solução foi realizada na manhã de ontem. Cerca de 200 moradores se encontraram com o futuro secretário de Governo, o deputado federal eleito Paulo Tadeu (PT) e o deputado distrital reeleito Cabo Patrício (PT), mas não chegaram a um consenso.

Leia mais na edição desta sexta-feira (31) do Jornal de Brasília.

Fonte: Jornal de Brasília. Publicado em 31/12/2010. Disponível em http://www.jornaldebrasilia.com.br/site/noticia.php?id=317564&

2- DF: moradores protestam contra nomeação de Agaciel Maia

Luciana Cobucci
Direto de Brasília


Moradores de São Sebastião, cidade-satélite a 35 km de Brasília, protestaram, na manhã deste sábado, contra a nomeação do ex-diretor-geral do Senado e deputado distrital eleito, Agaciel Maia (PTC), como administrador da cidade. Na última semana, o governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), escolheu e nomeou os 30 administradores das cidades que compõem o DF. O protesto reuniu cerca de 300 moradores em frente ao Palácio do Buriti, sede do poder Executivo local. Os administradores são uma espécie de "prefeitos" das cidades-satélites.
Os manifestantes gritavam "Agnelo, preste atenção, mais respeito com São Sebastião" e "São Sebastião não é Senado, não" e reivindicavam a escolha de um morador da cidade para o cargo. O morador Gilberto Pereira era um dos mais indignados com a decisão do governador. "Estamos de luto, nos sentindo traídos. Queremos alguém que seja morador da cidade", disse.
Agaciel Maia foi afastado do cargo de diretor-geral do Senado em 2009, após denúncias de que ele chefiava um esquema de corrupção na Casa. Agaciel seria sócio de todas as empresas contratadas pelo Senado para terceirizar serviços nas áreas de comunicação social, transporte, taquigrafia, vigilância e no Prodasen (Sistema de Processamento de Dados).
O ex-diretor do Senado também foi acusado de editar mais de 600 atos administrativos secretos, o que evitava a publicação de normas irregulares, como a nomeação de parentes para cargos comissionados, criação ilegal de cargos e liberação de vantagens indevidas para funcionários. Pela acusação, Agaciel virou réu numa ação por improbidade administrativa.

Fonte: Terra Notícias. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4868763-EI7896,00-DF+moradores+protestam+contra+nomeacao+de+Agaciel+Maia.html#tphotos

3- Manifestantes pedem saída de Agaciel Maia de administração de cidade do DF

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília

Mesmo com chuva, manifestantes se reúnem nesta sábado (1º) em frente à sede do Governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, pedindo a saída do deputado distrital eleito, Agaciel Maia (PTC). para que ele não assuma o cargo de administrador regional da cidade-satélite de São Sebastião, localizada a 35 km de Brasília.
“São Sebastião não é Senado. Fora Agaciel”, gritavam dezenas de pessoas vestidas de preto.
Carregando faixas pretas, eles se dizem estar “de luto” pela decisão do novo governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), de convidar Maia para assumir um das 30 administrações regionais – espécies de “prefeituras” das cidades-satélites de Brasília.
Eleito deputado federal em outubro passado, Maia foi diretor geral do Senado Federal e pivô de um dos principais escândalos do Congresso em 2009. Ele foi dito como um dos responsáveis de esquema de não publicação de atos administrativos da Casa nos veículos oficiais. A ação ocultava do público irregularidades como criação ilegal de cargos, destinação de benefícios a funcionários e nomeação de parentes, entre outras decisões tomadas entre janeiro de 1995 e junho de 2009.
“Ele não tem a menor identidade com o povo de São Sebastião. Ele nunca 'deu as caras' lá nem para pedir voto”, disse o funcionário público Cesar Julio Ferreira, que gritava em frente ao Buriti.
Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de 600 pessoas acompanham na Praça do Buriti, por meio de telões, a cerimônia de transmissão de cargo do governador Rogério Rosso (PMDB) para Agnelo Queiroz (PT).
Após o recebimento da faixa, Queiroz dará posse aos seus 30 administradores regionais e os 31 secretários de governo.

Reclamações também no Cruzeiro

Já no Cruzeiro, Agnelo escolheu o servidor público Salin Siddartha (PPL), que já fora administrador no governo de Rosso.
A indicação dele, no entanto, também desagradou alguns moradores da cidade-satélite. “A gente tinha a promessa do Agnelo de ter alguém do PT como administrador. Cruzeiro é a cidade que deu mais voto ao PT nas eleições. Não faz sentido ele escolher esta pessoa deste partidinho”, defendeu a aposentada Dezani Noleto.

Fonte: UOL Notícias. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://noticias.uol.com.br/politica/2011/01/01/manifestantes-pedem-saida-de-agaciel-maia-de-administracao-de-cidade-do-df.jhtm

4- Moradores de São Sebastião fazem protesto em frente ao Palácio do Buriti

Naiobe Quelem
Izabel Toscano

Um grupo de moradores da cidade de São Sebastião está fazendo um protesto em frente ao Palácio do Buriti na manhã deste sábado (1°/1). Vestidos de preto, carregando caixões e com diversas faixas, eles reivindicam o direito de escolher o administrador da cidade.
A população é contra a indicação de Janine Barbosa, que assumiu o cargo por indicação de Agaciel Maia mesmo sem ser moradora da cidade. Segundo os manifestantes, a promessa do governador Agnelo Queiroz era de que um morador ficasse com a vaga.
Os protestos, que ocorrem desde a sexta-feira (31/12), devem ser intensificados caso o pedido não seja atendido. Os moradores disseram que podem invadir a administração e forçar o comércio a fechar as portas.

Professores também protestam

Representantes de uma comissão de professores, que foram aprovados em concurso realizado no ano passado, também foram ao local para protestar. Eles reclamam que cerca de 4500 pessoas foram aprovadas na seleção e nenhum professor foi chamado até o momento, sendo que já se fala em um novo edital para a contratação de aproximadamente 6500 professores temporários

Fonte: Correio Braziliense. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/01/interna_cidadesdf,230369/moradores-de-sao-sebastiao-fazem-protesto-em-frente-ao-palacio-do-buriti.shtml

5 - Agnelo recebe faixa de governador do DF e já é cobrado por brasilienses

Agência Brasil

Brasília – O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, recebeu no início da tarde de hoje (1º/12) a faixa do então ocupante do cargo, Rogério Rosso. Na entrada do Palácio do Buriti, entre 500 e 800 pessoas, segundo estimativas da Polícia Civil, enfrentaram a chuva para festejar o novo governo e cobrar atitudes do empossado, como a convocação de professores efetivados e a nomeação de técnicos de trânsito no Distrito Federal.

Dezenas de pessoas também levaram faixas e protestaram contra a nomeação da nova administradora da cidade de São Sebastião, Janine Barbosa. Ela foi indicada por Agaciel Maia (PTC), deputado distrital eleito que foi afastado da diretoria-geral do Senado Federal em março de 2009 após denúncias envolvendo a evolução de seu patrimônio. Apesar das críticas, muitos comemoraram a chegada do novo governo, e um caixão gigante de papelão anunciava o “funeral da desonra”.

A cerimônia começou com o discurso da ex-vice-governadora Evelise Longhi e, depois, de Rosso. Ambos destacaram o período de dificuldade em que assumiram o governo do DF há pouco mais de oito meses. Denúncias de corrupção levaram o então governador José Roberto Arruda a deixar o posto e o DF ficou sob ameaça de sofrer intervenção federal. Rosso assumiu que pode não ter correspondido a todas as expectativas, mas disse considerar normal que isso aconteça em qualquer governo e que não tinha “vara de condão para mudar tudo de uma vez”.

Depois de receber a faixa de Rosso, Agnelo fez um discurso com os pontos principais do que disse mais cedo na Câmara Legislativa do DF, assumindo o compromisso contra a corrupção e pela normalização da área de saúde no DF. Também agradeceu o governo do antecessor por ter trabalhado pela não intervenção federal. “Seria uma desmoralização ainda maior”.

Depois de dar posse a seus secretários e administradores regionais da capital, Agnelo falou com a imprensa e seguiu para a cerimônia de posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados.

Apud Correio Braziliense. Publicado em 01/01/2011. Disponível em http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/01/01/interna_cidadesdf,230419/agnelo-recebe-faixa-de-governador-do-df-e-ja-e-cobrado-por-brasilienses.shtml


Prezados, não deixem de assistir aos noticiários da Band, Globo, TV Câmara, TV Brasília. Alguns companheiros deram entrevistas, nos representaram muito bem e deram o recado de forma exemplar. Parabéns a estes e a luta continua!

Até breve!