29 de set. de 2009

10 de set. de 2009

Informativo do Fórum - Agosto/setembro de 2009

Prezadas Instituições-membro do Fórum Permanente de São Sebastião,

Segue o convite para nosso próximo encontro, sábado dia 12/09, onde estaremos nos reunindo e discutindo possíveis parceiras do Fórum nas Implementações das Políticas Públicas em projetos e ações. Na oportunidade será apresentado o projeto SEMEANDO O FUTURO, uma parceria entre a empresa Jardins Mangueiral e o Jardim Botânico de Brasília.

Da Revolução do Concreto à evolução no conceito

Brasília Capital da República, Patrimônio Cultural da Humanidade que em 2010 completa 50 anos de existência,
Parabéns. Parabéns por ter sobrevivido!
Cidade concebida para ser um centro de excelência, efervescência e inovação, comemorará seu aniversário exaurida, extenuada e vilipendiada.
Vilipendiada na plenitude de sua proposta, destituída primeiramente pela ditadura da forma, e depois reduzida a cidade hospedeira de governos em desgoverno, Brasília cansou!. ....
Ansiamos por um novo pacto de governança e governabilidade em 2010 que façam jus à Brasília Capital Cultural da República! Cultura esta que existe, sobrevive, realiza, inova, emociona, e rompe fronteiras apesar da absoluta falta de apoio, estrutura e, principalmente, respeito por parte do Estado.
Brasília hoje, na visão de alguns poucos, é considerada um "museu a céu aberto". Para os outros muitos, ao final de sua recente trajetória de 50 anos, ela é considerada um "museu ferido, com as vísceras expostas", desrespeitada em sua matéria e memória, onde não existem políticas de preservação e manutenção para os tesouros que fizeram dela a primeira cidade moderna a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade! Esta, brasilienses, é realmente a triste realidade que pode ser observada a céu aberto. Basta uma visita ao Teatro Nacional Claudio Santoro, Panteão da República, Cine Brasília, Acervo Athos Bulcão, Museu da Memória Candanga, Teatro Dulcina, dentre tantos outros....
Urge a necessidade de que despertemos para a capacidade de nos indignarmos e mobilizarmos para promover o reencontro da cidade com sua dignidade!
Isto só será possível com Políticas de Estado que viabilizem sua preservação, bem como respeito à sua alma, encontrada nas confluências e convergências dos côncavos e convexos da diversidade de todas as cidades do DF, e construída através do sincretismo cultural de Brasileiros de todos os cantos e encantos, que em algum momento de sua história, ela acolheu.

Beatriz Salles
Universidade de Brasília

Vamos nos preparar para participar:

* Conferência Inter-Regional de Cultura da Macro Região IV – Dias 26 e 27 de Setembro: Lago Norte / Lago Sul / Jardim Botânico / Paranoá / Itapuã / São Sebastião / Varjão
* II Conferência de Cultura do Distrito Federal que está marcada para acontecer nos dias 17 e 18 de Outubro, no Auditório do Museu Nacional.
* II Conferência Nacional de Cultura que se realizará em março de 2010.

Reunião Ordinária do Fórum de São Sebastião

Data: 12/09/2009
Horário: 9:00h
Local: PROMOVIDA - Rua do CAIC Nº 75 – Centro (Ao lado da Paróquia Nª. Sª. Aparecida)

Pauta:
1. Apresentação da proposta de participação doFórum nas Eleições de Conselheiros Tutelares;
2. Apresentação do Projeto “SEMEANDO O FUTURO” Consultora Anali Cristina
3. Informes Gerais:
a) Conferência Distrital e Nacional da Criança e do Adolescente;
b) II conferência de Cultura do Distrito Federal;
c) Legalização das Instituições para Captação de Recursos no 2º semestre;
d) Projetos aprovados no FAC;
Outros.